A maior parte das oportunidades de crescimento espiritual que a vida nos proporciona está presente nas situações corriqueiras, nos pequenos dramas com os quais nos deparamos cotidianamente. O ser humano espiritualmente esclarecido entrevê nos detalhes da vida excelentes ocasiões para o autoaperfeiçoamento e para a exteriorização dos sublimes princípios que acalenta em seu íntimo. Abordaremos tal temática nesta reflexão, em seus múltiplos aspectos, mas sempre à luz da espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão.
Aproveitamos as oportunidades da vida quando, procedendo com mais atenção e valorizando as atitudes aparentemente pequenas e simples, temos a coragem de assumir erros, a disciplina necessária para manter elevados nossos pensamentos e a humildade para aprender sempre, a fim de evitar os mesmos erros. Assim agindo, damos grandes passos na longa estrada do aperfeiçoamento espiritual que todos, indistintamente, trilhamos.
O movimento rumo à identificação do valor contido nos gestos e situações comuns tendo por objetivo o aperfeiçoamento da própria personalidade não é algo complexo, muito menos um conhecimento que possa ser adquirido exclusivamente por meio do estudo teórico. Ele representa a disposição prática e objetiva em reconhecer a importância das particularidades, dos sinais, em agir sempre corretamente, em apreciar com sinceridade os atos praticados, enfim, em reagir de modo digno a todas as situações da vida.
Há uma tendência generalizada de propagar a ideia de que grandes problemas requerem soluções mirabolantes. Essa concepção distorcida do processo de desenvolvimento humano tem se estendido a diversos setores da sociedade. Tal julgamento demonstra inadequada a apologia a um radicalismo de todo incompatível com o equilíbrio que emana do estudo da espiritualidade, que torna evidente ao observador mais atento que é nos detalhes que está a diferença. Com certeza, é a partir da dignidade contida em pequenas atitudes que se operam grandes e sustentáveis transformações.
Todos poderão contribuir enormemente com a própria existência e com a vida no planeta a partir do momento em que se propuserem pequenas mudanças na forma de pensar, bem como o reexame de hábitos e tendências, enfatizando sempre os saudáveis e nobres aspectos de uma vivência espiritualizada, positiva, proativa, menos sobressaltada e, por conseguinte, mais reflexiva e tranquila.
O contato direto com a realidade, a participação interessada nos fatos cotidianos e o empenho em compreender os acontecimentos com lucidez representam atitudes que sempre repercutirão favoravelmente no aprimoramento moral do ser humano. É necessário deixar a atmosfera do pensamento teórico e penetrar na realidade que se desenrola no dia a dia para obter grandes conquistas espirituais.
Terminaremos esta reflexão apresentando exemplos de atitudes simples que representam soluções para inúmeras crises que, instaladas na vida de muitas pessoas, alimentam incertezas e projetam instabilidades: i) controlar-se diante de uma ofensa recebida e reagir sem exageros; ii) pensar duas ou mais vezes antes de dar uma resposta ou aceitar um convite; iii) disciplinar a vida com horários pré-estabelecidos para suas atividades; iv) sempre terminar as tarefas iniciadas; v) honrar os compromissos; vi) preocupar-se com o impacto das ações no ambiente e respeitar os ciclos da natureza; vii) irradiar sempre bons pensamentos em favor dos semelhantes.
Tenham a certeza de que esses pequenos movimentos não operam separadamente consequências insignificantes, mas estão inter-relacionados, formando uma poderosa força de mudança para o bem.