Qualquer filosofia espiritualista tem seus espíritos no Astral Superior diferente, ou o Astral Superior é um só?
Resposta: Prezado, considera-se Astral Superior, ou Espaço Superior, o ambiente livre das perturbações da atmosfera da Terra. É nesse Espaço que a evolução do espírito continua após completar sua série de existências em corpo humano neste mundo de escolaridade.
O Racionalismo Cristão oferece-nos esclarecimentos que nos ajudam a chegar mais rapidamente a esse estágio evolutivo, mas, evidentemente, a Terra oferece lições de vida que também, quando bem aproveitadas, permitem que o espírito evolua.
Como pode deduzir, esses espaços superiores são formados pelas emanações de espíritos já livres da necessidade de nova existência em corpo humano e que se dedicam a trabalhar em plano astral pelo bem da humanidade. Entre eles, espíritos que evoluíram no correr da história da humanidade, antes mesmo de qualquer religião ou da existência da filosofia racionalista cristã.
Portanto, não tem sentido pensar num Espaço Superior formado por emanações de espíritos que só aprenderam e aproveitaram suas lições com o Racionalismo Cristão. Você concorda? Assim podemos compreender, também, o porquê de o ambiente fluídico terreno ser denominado astral inferior.
São chamados espíritos do astral inferior os que não se libertaram dos atrativos terrenos, ficam presos aos desejos materiais e continuam a busca por realizar os objetivos que perseguiram durante sua vida terrena.
Consequentemente, são espíritos do Astral Superior aqueles que, conscientes de que a vida terrena é passageira e constitui uma etapa da evolução que a todos nós compete alcançar, são esclarecidos sobre o verdadeiro significado da vida física neste planeta e dão a ela o valor que ela tem, isto é, sabem que a existência terrena é uma oportunidade para os seres humanos aprenderem lições que os conduzam a avançar em sua trajetória evolutiva. Por isso, não mais se deixam iludir pelas atrações que os bens materiais exercem sobre muitas pessoas e sobre os espíritos que se mantêm, como explicamos acima, presos ao materialismo da vida física, permanecendo no ambiente materializado da atmosfera terrena, chamado astral inferior.
Esperamos ter oferecido a você elementos para reflexão em torno do tema que nos encaminhou.
Talvez você queira reestudar os capítulos Espaço e seu conceito transcendente e O falecimento do corpo humano, da 46ª edição do livro Racionalismo Cristão, que tratam desse assunto que lhe interessa.

