Nossos agradecimentos aos emigrantes cabo-verdianos que levaram na sua bagagem a filosofia racionalista cristão e a espalharam pela África, Europa e Estados Unidos. O Racionalismo Cristão é uma filosofia de vida, e estamos hoje a comemorar o 115º aniversário da sua fundação, ocorrida em 26 de janeiro de 1910. Esta data é também, na comunidade racionalista cristã, o Dia da Espiritualidade. Comemoramos, ainda o 40º aniversário da nossa Casa.
As palavras são de Antonio Simas de Oliveira Vera-Cruz, dirigente-geral da Filial Avenida de Holanda (Mindelo, Cabo Verde) na reunião comemorativa das importantes datas. O dirigente lembrou as origens da Filial: “Ao iniciar, esta Filosofia enfrentou muitos desafios, que foram paulatinamente vencidos. A humanidade não estava preparada para aceitá-la. Estava arraigada a princípios que não eram os desejados e a densidade fluídica da Terra era elevadíssima. Estava pejada de energias negativas. Com muita coragem, força de vontade e determinação deu-se a volta por cima. Novas casas racionalistas cristãs se abriram, novas portas foram franqueadas e a atmosfera da Terra está hoje incomparavelmente mais diáfana. Nas reuniões de desdobramento um número incontável de espíritos desligados do corpo denso são retirados da atmosfera fluídica da Terra.
Disse ainda que os bens materiais são da Terra e concedidos ao espírito por empréstimo. Têm que ser devolvidos ao seu dono. O esclarecimento espiritual é a bússola que mostra o caminho a seguir. O Racionalismo Cristão oferece a orientação necessária para se chegar ao porto seguro com muita luz, tranquilidade, equilíbrio e bem-estar.
Noutro pronunciamento, o dirigente-geral tratou especificamente do 40º aniversário da Filial e discorreu sobre seus primeiros dias, as dificuldades e vitórias para a implantação e construção da sede. Hoje são sete Casas trabalhando nas suas sedes próprias, em Mindelo.
Em sequência, Antero Felipe dos Santos, dirigente-geral e representante regional, desejou sucesso aos militantes abnegados, estudiosos, preparados por esta filosofia espiritualista, que não medem esforços e sacrifícios para a continuidade da Obra deixada pelos grandiosos mestres.
Esta augusta e majestosa filosofia espiritualista, que grande parte dos seres humanos abraçou, dentro e fora do Brasil, desde a sua implantação neste planeta-escola, pode-se atestar e afirmar, sem margem para dúvidas, que ela é uma filosofia sem sofisma, crendices e peditórios, basta notarmos como ela vem sendo espalhada em quase todo o orbe terrestre, através das mídias sociais da Sede Mundial.
A revista semanal Conversa com o presidente, com a interação de centenas de militantes de todas as latitudes, de cuja aceitação no seio dos povos mostra-se evidente, já que se trata de uma Filosofia alicerçada em princípios e conceitos disciplinares firmes, capazes mesmo de enternecer o espírito mais rebelde, quando entendida sua essência, quer através da análise cuidadosa da literatura racionalista cristã, quer através dos sábios conselhos emanados dos Espíritos do Astral Superior e das orientações discorridas à cabeceira da mesa dos estrados em todas as casas racionalistas crista em âmbito mundial.
E onde o género humano poderá ouvir estes conselhos? Numa casa racionalista cristã, onde não só se ouvem esses conselhos, como também se podem ouvir os reflexos dos espíritos do astral inferior, quedados temporariamente na atmosfera fluídica da Terra, além das que levam à meditação sobre o mundo do transcendente, isto é, da espiritualidade, difundida, divulgada e praticada pelo Racionalismo Cristão, e a conduta que cada ser humano deverá adotar na sua jornada terrena.
É por isso que as orientações que ouvimos, a literatura editada pela Sede Mundial, constituem material didático-pedagógico, para uma boa aprendizagem terrena dos porquês das coisas sérias da vida.