Um dos alicerces do Racionalismo Cristão é a disciplina. Devido ao correto procedimento prático desta filosofia espiritualista na Casa-Chefe, nas filiais e nos correspondentes, o Astral Superior, semanalmente, retira vários espíritos desencarnados da atmosfera do planeta Terra e intui os espíritos encarnados, através de bons pensamentos, para que todos prossigam corretamente as suas trajetórias evolutivas.
É fundamental disciplinar o dia. Para tal, antes de dormir, é necessário organizar o que será feito no dia seguinte em um ou dois cadernos, para cumprir as metas, objetivos e planos no cotidiano. Cada feito realizado deve ser riscado da lista de tópicos. Com isso, serão evitadas preocupações desnecessárias, o estresse, o desespero, a irritação.
É necessário acordar no horário exato que estabelecemos no dia anterior. Há duas técnicas úteis para esse procedimento. O primeiro é levantar instantemente após o toque do despertador. O segundo é desligar o alarme depois do som e mentalizar o que tem que ser feito no dia, e depois levantar.
A espiritualidade não combina com imediatismo. Sendo assim, não devemos desanimar frente aos insucessos iniciais. Deve-se prezar por pensar frases curtas, tais como, “Eu vou conseguir fazer tudo o que planejei”, “Eu vou ser mais disciplinado”, para cultivar pensamentos otimistas.
É essencial convivermos com pessoas que têm valores e ideias que queremos moldar na nossa personalidade. Assim, uma pessoa pouco disciplinada deve conviver com indivíduos sistemáticos.
Outro aspecto relevante é ler biografias de pessoas ilustres e famosas que se consagraram em suas profissões por haverem sido muito disciplinadas. Essas obras servirão como incentivo para nos motivar a conseguirmos o que queremos.
Por fim, é certificar-nos se estamos cumprindo os ensinamentos difundidos pelo Racionalismo Cristão: a limpeza psíquica e os princípios e seus conceitos. Com sua prática constante, mais facilmente nos tornaremos o que queremos ser, no futuro.