Como avaliar resultados dos pensamentos?

Questões discutidas pelos moderadores do Fórum de estudos e debates da filosofia espiritualista racionalista cristã (GrupoRC).

Podemos avaliar os resultados de nossos pensamentos (e de nossas ações) a partir de tudo aquilo que nos acontece.

Assim, sempre que algo corre mal em nossa vida, devemos parar e refletir a respeito da forma como estamos conduzindo nossos pensamentos.

Se “tudo está dando errado”, se “não consigo mudar a situação”, se “não consigo resolver meus problemas”, tudo isso é motivo para deduzirmos que algo vai mal com nossos pensamentos.

Considerando a lei da atração, pensar corretamente deve ser objeto de vigilância constante, pois a tendência é deixarmos os pensamentos correrem à solta, sem refrearmos tendências que nos são intuídas e que só nos causam mal. Também devemos ficar atentos às nossas sensações.

Se estamos sempre envolvidos em sensações de mal-estar, de preocupação, de angústia, de irritabilidade, de insegurança, podemos ter certeza de que nossos pensamentos estão sendo mal-conduzidos.

É bom lembrar que todos temos uma consciência, uma sabedoria interna que nos alerta quando enveredamos por caminhos perigosos.

Como podemos observar, há vários indícios que nos permitem avaliar no que resultam nossos pensamentos.

Dessa forma, todos nós estamos aptos a perceber quando não estamos conduzindo bem nossos pensamentos.

É verdade que, muitas vezes, nós nos deixamos levar pela inércia, pelo ambiente que nos cerca, pelo que observamos ao nosso redor e acabamos por encontrar desculpas para nossos pequenos e grandes deslizes.

 Encontrar desculpas (isto é, explicações que “aliviam” ou procuram enganar nossa consciência) não anula a lei de causa e efeito. Por isso, por mais que busquemos “escapes” para explicar nossos erros, estes se transformam em pendências a serem sobrepujadas e desenergizadas, que retornarão a nós de diversas formas, muitas vezes como sofrimentos futuros e esses acontecerão nesta ou em próximas vindas a este planeta-escola não como castigos, mas como meios para o aprendizado e o aperfeiçoamento moral e espiritual.

Nota: Para se inscrever neste grupo envie um e-mail para: inscricaoGrupoRC@racionalismocristao.org