Como cuidar de pessoas portadoras de doenças neurodegenerativas, na ótica do Racionalismo Cristão?

Questão discutida pelos moderadores do Fórum de estudos e debates da filosofia espiritualista racionalista cristã (GrupoRC)

A filosofia espiritualista racionalista cristã orienta-nos para buscar suporte médico especializado para todas as enfermidades que estivermos vivenciando. Aquelas diagnosticadas como sendo neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson e outras, exigem cuidados especiais e provocam progressivamente comorbidades físicas e/ou psíquicas, por isto afetam consideravelmente a qualidade de vida pessoal, profissional e social dos portadores dessas enfermidades.

Em paralelo ao tratamento médico a Filosofia, também recomenda aos responsáveis ou cuidadores do portador da doença buscar suporte nas casas racionalistas cristãs ou nos canais de comunicação através da Internet. Esforçando-se para estudar, compreender e aplicar suas duas abordagens metodológicas:  a do fortalecimento e a do esclarecimento espirituais. Ambas as abordagens são distintas, mas indispensáveis e se complementam para o pleno equilíbrio psíquico.

Orienta-se os cuidadores se esforçarem para participar, assiduamente, das reuniões espiritualistas presenciais e a distância oferecidas pelas casas racionalistas cristãs. Agendar um atendimento personalizado para se obter orientações detalhadas sobre os princípios e práticas racionalistas cristãos e de como cuidar do enfermo se respaldando nesses referenciais. Se possível, levar junto o enfermo para essas reuniões e o atendimento personalizado.

Os cuidadores devem, também, praticar fora dos ambientes das casas racionalistas cristãs, como no lar, a disciplina recomendada por essa filosofia, procurando manter hora para todas suas atividades, principalmente, para as do doente. É fundamental realizar disciplinarmente a limpeza psíquica, conforme recomendado no livro “Prática do Racionalismo Cristão”, sempre em sua última edição. Dentro do possível é fundamental planejar, coordenar e adequar atividades físicas e cognitivas dentro do que o enfermo seja capaz de realizar, procurando preencher seu tempo disciplinarmente com atividades.

É fundamental saber manter a ambiência fluídica do lar sempre diafanizada, através de vibrações de pensamentos superiores geradas pelos seus componentes. É através dessa ambiência fortalecedora que o portador de doenças neurodegenerativas vai estar constantemente revigorado anímica e fisicamente. Estes enfermos, progressivamente, tendem a adquirir comorbidades como declínio cognitivo, perda da memória, dos movimentos, da capacidade de raciocinar e de reagir aos estímulos externos, físicos e metafísicos. Por isto, eles ficam vulneráveis em sua integridade física e psíquica.

A integridade psíquica do enfermo é violada, quando os componentes do lar geram vibrações de pensamentos inferiores, que atraem por afinidade vibrações de mesma natureza, emitidas pelos espíritos do astral inferior. A ambiência fluídica nociva estando formada, acarreta sensível piora na saúde psíquica e física do portador de doenças neurodegenerativas, agravando ainda mais o seu estado clínico. Por isto, os seus responsáveis não podem se descuidar em manter o ambiente fluídico sempre íntegro e diafanizado.

Cuidar de portadores de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson e outras, é uma tarefa árdua e de muita responsabilidade. Exige compromisso, altruísmo, resiliência, empatia e cuidados especiais. É oportunidade ímpar para o desenvolvimento do atributo paciência.

Nota: Este teste foi formulado a partir da solicitação feita por Pedro Luiz Danelon. Sintam-se motivados, também, para proporem temas no Fórum (Web) de estudos e debates da filosofia espiritualista racionalista cristã (GrupoRC).