Como entender melhor nossa própria identidade?

Nossa personalidade se forma com base em valores éticos e morais. Quanto mais nos conhecermos, melhor será nossa convivência com aqueles que nos rodeiam.  

Em muitos momentos da história, diferenças étnicas, culturais, sociais, religiosas e econômicas foram pretexto para guerras e conflitos. A intolerância e o preconceito levaram muitas pessoas a um caminho de sofrimento e incompreensão.  

Infelizmente, muitos de nós se deixam guiar por divergências, o que, é claro, dificulta e muito o convívio com outras pessoas. A causa desse problema está no desconhecimento da espiritualidade. Afinal, é fato que aqueles que têm consciência de sua natureza espiritual aceitam e valorizam as diferenças entre si e os demais. Esse é o caminho para uma maior tolerância e respeito entre todos.     

Muitas pessoas definem sua personalidade com base em desejos materiais mesquinhos, em geral impostos pelos meios de comunicação de massa. Já quem se conecta à espiritualidade não se deixa levar pelo individualismo. Ao contrário, faz sua parte na construção de um ambiente harmonioso ao aceitar e compreender as limitações e defeitos dos semelhantes. Afinal, quem se conhece como espírito sabe que também tem muito a melhorar em si mesmo.  

Valorizar nossa natureza espiritual nos ajuda a conviver melhor com as pessoas e a nos conhecermos mais como seres humanos. Esses são alguns dos grandes desafios que temos de enfrentar. Aqueles que aceitam as diferenças estão mais próximos de vencê-lo.     

No Racionalismo Cristão a intenção é a de sempre sugerir caminhos e reflexões, jamais a de impor estilos de vida. A verdadeira espiritualidade não exclui essa ou aquela forma de viver, nem esse ou aquele grupo social. Aqueles que ainda não se conectaram com sua própria essência têm maior probabilidade de tomar decisões erradas, que prejudicam o ambiente ao seu redor.  

Ao nos enxergamos como espíritos em evolução, estamos mais inclinados a considerar nossos semelhantes como extensões de nós mesmos. Afinal, nossa origem é a mesma, ou seja, somos todos emanações da Inteligência Universal.   

Queremos integrar os seres humanos, respeitando suas diferenças. Esse é o caminho para a construção de um mundo mais plural, fraterno e justo. 

Muito Obrigado!