Como solucionar problemas e ultrapassar obstáculos?

Em meio à realidade contemporânea, caracterizada por diversos conflitos e divisões, é compreensível que os seres humanos sintam uma profunda necessidade de orientação no sentido de solucionar os problemas e ultrapassar os obstáculos com que se deparam ao longo de sua trajetória neste planeta de escolaridade.

Dessa forma, cumpre-nos afirmar que, quanto mais difícil se apresenta determinada circunstância, com muito mais razão se deve persistir na irradiação de pensamentos de valor e no cultivo de sentimentos elevados, pois, como procuraremos demonstrar na presente reflexão, tais ações constituem os mais eficazes meios de solução.

A persistência em irradiar bons pensamentos e acalentar sentimentos elevados ante os reveses e adversidades que o mundo apresenta consiste na verdadeira vocação do estudioso da espiritualidade proposta pelo Racionalismo Cristão, na medida em que representa uma maneira significativa de conjugar, com inteligência, um estilo de vida psiquicamente saudável com os compromissos e responsabilidades espirituais pertencentes a todos.

Mantendo-se firme e paciente em meio às tormentas da vida, comportando-se com dignidade e humildade, a pessoa orienta seus passos no sentido de aprender as lições da vida e captar as inspirações que lhe vêm à mente, a fim de amadurecer cada vez mais e solucionar os desafios que se lhe apresentam. Desse modo, desenvolve a consciência de que a força de seus pensamentos e o vigor de sua conduta se propagam para além da esfera pessoal, alcançando a dimensão social – resulta daí a responsabilidade de manter o equilíbrio interior em todas as situações, sem o que as soluções não serão duradouras e estáveis.

Os pensamentos possuem múltiplas possibilidades de solução de conflitos pessoais ou interpessoais; são, portanto, legítimos e valiosos. Não haja dúvida: uma solução jamais será justa e efetiva se não for consubstanciada por pensamentos de valor, tampouco se as intenções envolvidas no processo de resolução do problema transgredirem os princípios racionalistas cristãos da honestidade, da empatia, da justiça e da igualdade.

A hostilidade que se faz tão presente nos dias atuais, conduzindo inúmeras pessoas ao pessimismo e à insegurança, deve ser combatida pelo esclarecimento espiritual proporcionado pelo Racionalismo Cristão, por meio da irradiação constante de pensamentos positivos e da valorização de sentimentos que promovem a dignidade humana.

Por mais intenso que seja o peso das decepções, por mais forte que seja a angústia experimentada, o amor à vida deve prevalecer. Não falamos de um sentimento que reflete uma espécie de resignação passiva, mas de um amor ativo e vigoroso, que dinamiza a existência e fomenta a persistência, a esperança e a resolução dos conflitos.

Na presente reflexão procuramos demonstrar a necessidade de concentração e persistência na irradiação constante de pensamentos positivos e no cultivo consciente de sentimentos nobres. Diante de tais ações, tornamo-nos receptivos ao influxo das mais benfazejas intuições e inspirações, habilitando-nos, por conseguinte, a contornar os obstáculos que surgem em nosso itinerário evolutivo.

Esperamos sinceramente que as indicações e orientações aqui apresentadas sejam propícias para encorajar a todos na busca por soluções estáveis e justas, com a compreensão ampliada dos conflitos que têm espaço na contemporaneidade. Somente a irradiação de pensamentos vigorosos e elevados e a consequente vivência de sentimentos libertadores poderão oferecer ao ser humano as respostas para as mais diversas e complexas equações da vida cotidiana, como nos mostra o Racionalismo Cristão.