Compreensão e ação

Nossos estudos acerca do Racionalismo Cristão, nossa filosofia espiritualista, e de seus princípios proporcionam uma nova visão da natureza humana e do mundo como um todo. Ao se deixar penetrar pelas luzes da transcendência, a pessoa reconhece o imenso valor do pensamento e compreende sua vocação natural ao autoaprimoramento, passando a tecer suas relações com solidariedade, ética e respeito.  

Uma visão de mundo que se limite ao campo das percepções visuais e auditivas, gustativas e tácteis dá ensejo a lamentáveis confusões. Decorre daí a necessidade do esclarecimento espiritual, sem o qual o ser humano interpreta a realidade de maneira incompleta ou distorcida, sendo certo que, para ser esclarecida, não basta que a pessoa compreenda os princípios que enunciamos, mas que se empenhe constantemente em praticá-los na vida cotidiana. 

A legitimidade dos preceitos da espiritualidade e da ordem universal a eles relacionados, como as leis evolutivas, independe da aquiescência, da adesão ou da confirmação por parte dos seres humanos e, por isso mesmo, consideramo-los transcendentes e não imanentes, pois estão para além de quaisquer condicionamentos e imposições. 

O equilíbrio emocional e psíquico, consequência da compreensão da vida em seu aspecto mais amplo, consiste na entrega do ser humano a uma experiência de vida essencialmente pautada na certeza de que, tendo ele uma natureza espiritual e sendo portador de incontáveis atributos, jamais se permitirá atitudes contraditórias à dignidade de sua condição.  

O progressivo aprimoramento da personalidade empreendido pela pessoa que busca constantemente o esclarecimento espiritual revela-se na transformação positiva de sua conduta, na maneira madura e equilibrada com que ela se defronta com as notícias adversas, na elevação de sua atitude para com o semelhante, no trato respeitoso para com aqueles que se encontram em situação desfavorável, na humildade de seus sentimentos, na fortaleza espiritual e na permanente adequação de sua vida aos sublimes ditames da ética e da moral. 

Dificilmente conseguirá o ser humano estabelecer uma rotina de vida marcada pelo contínuo desenvolvimento de seus talentos e faculdades sem priorizar o autodomínio, pois é por meio desse atributo espiritual que ele seleciona os pensamentos, ordena os sentimentos, adquire autonomia e se conduz acertadamente. Perseverar na atitude de conter os ímpetos e as ações irrefletidas é condição fundamental para que o esclarecimento espiritual deixe de ser apenas uma referência e se torne uma realidade objetiva. 

Não há dissonância ou conflituosidade entre as dimensões espiritual e física constituintes do ser humano, mas uma relação de reciprocidade, na qual o esclarecimento espiritual produz frutos exteriorizáveis pelas ações concretas. Quando os seres humanos se derem conta de que, no campo da espiritualidade, todo conhecimento teórico sem a respectiva aplicação prática corresponde a um carro sem rodas, isto é, a uma referência esvaziada de sentido, entenderão a exigência de uma conduta reta e proba, sustentada por pensamentos de valor. O esclarecimento espiritual proporcionado pelo Racionalismo Cristão principia pelo pensamento e se consolida na conduta; tenham a certeza disso. 

Muito Obrigado!