Crianças superdotadas, Racionalismo Cristão explica

Estudar a espiritualidade traz o conhecimento de que somos uma emanação da Inteligência Universal seguindo um curso evolutivo em um planeta escola. Como parcelas individualizadas do Grande Foco ou Deus, trazemos conosco nosso patrimônio espiritual que é o resultado de experiências e vivências como espíritos de posse de um corpo físico. Essa bagagem evolutiva  acumulada no subconsciente nos torna únicos em nossas peculiaridades e particularidades.

O Racionalismo Cristão explica de forma racional e lógica que para tudo existe uma razão de ser e assim também se resumem os fatos que muitos veem como extraordinários e até mesmo como fenômenos. Esse esclarecimento possibilita a nossa compreensão sobre a realidade de tudo que nos cerca. Já dizia Humberto Rodrigues: “Pais espiritualistas criam filhos espiritualizados.” E como é importante ter uma vida espiritualizada, vivenciando e pondo em prática os elevados conceitos cristãos de amor, fraternidade, respeito, honradez e cumprimento dos deveres. É na família que tem início a caminhada evolutiva do espírito em cada existência e daí portanto a importância da espiritualização do núcleo familiar para, através da consciência e prática das normas cristãs de seus componentes, chegar-se à união e entendimento  entre os povos.

É grande a responsabilidade dos pais e educadores na orientação dada aos filhos. Das famílias partem seres que vão cumprir sua jornada terrena, relacionando-se com o mundo exterior, e é sempre desejável que estes sejam portadores de virtudes morais e de caráter.

Cada espírito tem sua personalidade própria e exclusiva formada por sua bagagem evolutiva e com ela se apresentam ao tomarem posse de um corpo físico no seio da família por ele escolhida ainda em campo astral, para darem continuidade na caminhada terrena. Sabemos que exemplos falam mais que palavras, portanto atitudes e práticas espiritualistas não devem faltar no convívio familiar visando ao desenvolvimento e crescimento dos pequenos.

Uns trazem no patrimônio espiritual adquirido ao longo das existências em corpo físico tendências, habilidades, conhecimento e inclinações que são pontos marcantes do seu caráter e estrutura espiritual, assim como traumas e maus hábitos adquiridos em existências anteriores que se revelam já nos primeiros anos de vida. Nessa fase é importante o olhar atento dos pais para as más tendências dos filhos, a fim de que  possam  oferecer a melhor orientação, objetivando apontar-lhes o caminho correto para que saibam repelir pensamentos, sentimentos e influências nocivas à boa conduta e às atitudes de valor e justiça. Ao lidarem com as boas inclinações e capacidades, é importante que os pais não dificultem ou proíbam que os filhos as expressem e sim que facilitem e colaborem para que se desenvolvam e ampliem essas competências e potencialidades, ocupando o lugar que lhes é devido na contribuição de progresso do mundo.

Por outro lado, as tendências negativas, as imperfeições e deformidades morais e de caráter devem ser combatidas para que não criem raízes difíceis de ser extirpadas durante a existência em curso, originando futuros débitos espirituais. Todos trazemos inclinações e predisposições originárias de vidas anteriores. Os pais devem estar vigilantes para orientar e corrigir os desvios de caráter que se manifestam no comportamento e nos sentimentos inferiores aparentes na personalidade visando aos melhores resultados.

Os pais devem deixar que seus filhos exteriorizem suas boas aptidões, tendências e habilidades para que seus efeitos benéficos façam crescer e circular os bons ventos do  desenvolvimento, do progresso, da esperança e da felicidade relativa que é possível neste mundo.

Uma base espiritualista e orientadora promove e desperta as virtudes espirituais e valores internos que todos trazemos no âmago mas que por falta de uma consciência espiritualista ainda devem ser revelados para que tenham a devida expansão. Conduzir as crianças pelo caminho da espiritualidade é estimular neles os bons propósitos para que, então guiados pelas disciplinas espiritualistas, se tornem agentes das iniciativas proveitosas e de um futuro promissor para si mesmo e para todos.