Dê valor

Dê valor ao que valor tem
Maria Cottas
Escritora
Afirmamos constantemente que querer é poder e quando a pessoa quer vence. Vence suas dificuldades, vence seus medos, vence a si mesma. Por que ter medo diante dos problemas que aparecem na vida? Enfrentá-los com determinação para os solucionar é dever de todos que conhecem o Racionalismo Cristão e seguem seus ensinamentos. Praticar boas ações, ser útil aos semelhantes, colaborar para o bem dos seres humanos em geral são atitudes que engrandecem o espírito neste mundo de tanto egoísmo, de tanta maldade e tristeza.
O Racionalismo Cristão ensina aos estudiosos da espiritualidade que franqueza e lealdade são qualidades fundamentais nos relacionamentos humanos. Os racionalistas cristãos não admitem mentiras, malquerenças e humilhações, pois sabem que os seres humanos são todos iguais, têm a mesma origem, distinguindo-se uns dos outros apenas pelo nível de evolução espiritual em que está cada um deles. Logo, os indivíduos são o que são, com suas qualidades e seus defeitos. Todos erram, uns mais outros menos. O importante é identificar os erros, para os combater com a força de vontade inata, como inatos são o raciocínio, o domínio próprio e o livre-arbítrio, faculdades e atributos espirituais que constituem, entre outros, o caráter e patenteiam o grau evolutivo de uma pessoa.
Nem sempre a vida é como os seres humanos gostariam que ela fosse. Todos têm de lutar muito para superar suas dificuldades, dando valor ao que valor tem, pois são instrumentos do espírito em seu processo de evolução no mundo de escolaridade que é a Terra. É a junção dos bons pensamentos com a vontade forte voltada para a prática do bem que faz o espírito evoluir. Logo, vencer as dificuldades é dever das pessoas, sobretudo das espiritualmente esclarecidas, que se conhecem como Princípio Inteligente e Matéria e se reconhecem como parcelas desse Todo Universal em evolução contínua, que dão valor às orientações do Racionalismo Cristão por meio dos livros doutrinários publicados e das reuniões espiritualistas realizadas em sua Casa-Chefe e nas demais casas racionalistas cristãs em nível mundial.
A vida deve ser vivida pelas pessoas com respeito, compreensão, coragem e segurança até o fim de suas jornadas terrenas, com maiores responsabilidades para umas e menores para outras, porque são escolhas do espírito no seu mundo de estágio antes de encarnar em corpo humano. Mas sempre são grandes responsabilidades, pois estão ligadas às suas necessidades evolutivas. Daí a importância da autorreflexão que antecede a limpeza psíquica no lar, recomendada pela disciplina racionalista cristã, para que venham à mente com mais nitidez e melhor compreensão os compromissos assumidos no mundo espiritual. Estar em frequente contato com as Forças Superiores é importante para o equilíbrio psíquico.
Se o momento atual é bom para muitos indivíduos, para muitos outros é ruim. É dolorosa a situação humana em diversos pontos deste mundo físico. Em certas regiões há compreensão, há paz, enquanto em outras há desentendimento, há guerras, numa fúria destruidora em que fervorosos litigantes matam os oponentes em nome de ideologias políticas e crenças religiosas. São retratos de povos que desconhecem por completo o que sejam Princípio Inteligente e Matéria, são lugares onde falta esclarecimento espiritual, a evidenciar comportamentos e ambientes que conduzem nações inteiras à situação aflitiva em que se encontram.
Sendo assim, os racionalistas cristãos devem irradiar às Forças Superiores, não para lhes pedir proteção, mas para formar correntes em torno da Terra, de modo a limpar sua atmosfera fluídica, tão densa em razão dos conflitos humanos, sejam eles coletivos ou individuais, a limpeza astral tão benéfica à humanidade.