Desligue o celular durante as reuniões

O presidente de uma das casas racionalistas cristãs que venho frequentando recomendou aos assistentes que convém estarem acordados de manhã com uma hora de antecedência (6h da manhã) para poderem concentrar-se e fazer a irradiação das sete. Alguns assistentes têm usado o relógio despertador para esse fim.

Gostaria de saber se é correto uma pessoa que vai trabalhar ou uma criança que tem de ir para a escola o uso do despertador para acordar de um sono tranquilo e reparador com o fim de participar nas irradiações, e se esse procedimento não atrapalha esses referidos trabalhos principalmente quando envolve crianças.

Outra questão: nessa casa racionalista cristã que eu venho frequentando tem um aviso na parede dando conta de que é proibido o uso do celular durante as reuniões ali realizadas. Na última vez que eu fui assistir ao grupo de estudos sob a direção do presidente efetivo, ele próprio deixou o celular ligado para uso pessoal e perturbou o tempo todo aquela reunião, que não foi nada produtiva quanto ao conteúdo. Muitas vezes que eu vou assistir às reuniões públicas neste local os celulares dos assistentes perturbam grandemente os trabalhos. Gostaria que comentassem.

Resposta: Prezada, o nosso livro Prática do Racionalismo Cristão, 13ª edição, recomenda, no capítulo 4, página 100, que as pessoas se reúnam diariamente às 7 horas da manhã e às 8 horas da noite (hora local), para a prática da limpeza psíquica no lar. Não sendo possível cumprir o horário indicado, escolha-se a hora mais conveniente aos que dela participarem. Portanto, os horários para a prática diária da limpeza psíquica no lar não são rígidos, podem ser modificados, atendendo às necessidades dos participantes. Quanto ao momento que cada um deve recolher-se para melhor concentrar-se para as irradiações, cabe a cada um decidir o tempo ideal, que pode ser apenas alguns minutos ou um período de tempo maior.

Concordamos com você que o uso de celulares em uma reunião pública ou mesmo de grupo de estudos não é recomendável porque atrapalha a concentração das demais pessoas presentes.