Quando os momentos difíceis o alcançarem, não desanime; revigore-se. Entenda que o caminho da plenitude só depende de você. Lembre-se de sua história, dos momentos felizes e das conquistas que obteve por lutar arduamente para alcançá-las, e se saiu vitorioso mesmo quando duvidou de si mesmo.
Não esqueça de que certas circunstâncias vivenciadas atualmente precedem essa vida física, deve-se a momentos pretéritos, e que essa existência é o reflexo de vindas anteriores a esse mundo de escolaridade, na qual, pelos pensamentos e ações praticadas, não poderia ter-se saído melhor diante dessas experiências, pois já passaram, estão no passado, embora estejam gravadas no seu corpo fluídico.
Sempre diga “sim” à vida. Seja otimista, convicto e entusiasmado, de modo que os seus pensamentos estejam voltados para a positividade e em harmonia com as forças do bem. Busque a felicidade em si mesmo, não em algo externo, amizades, bens materiais, amores fazem parte da vida, mas não lhe trarão satisfação caso não se sinta feliz consigo mesmo, de ser quem você é, de ser único e individual em todo o Cosmo.
Recorde-se continuamente que jamais precisou inferiorizar ou vilipendiar os seus irmãos em essência para sentir-se melhor ou para se regozijar por uma estúpida valorização de si mesmo, que, embora muito cultuada no tempo que corre, jamais colabora para a evolução espiritual.
Seja imparcial. Não carregue remorsos e ressentimentos. Nunca perca a esperança e não deixe de amar o semelhante. Entenda que os ultrajes e injúrias sofridas foi fruto da ignorância alheia, de seres humanos que provêm de uma mesma origem e que se erraram com você foi por desconhecimento da vida transcendental, e que, mesmo assim, ainda são luzes e emanações da Inteligência Universal.
Busque superar-se a cada dia. Não tenha pressa, às vezes, um passo de cada dia é melhor do que dez passos dados em uma única vez, porque mais cedo ou mais tarde se poderá perder o ritmo da caminhada. Diga “não” ao egocentrismo. Diante da exaltação de seu ego, medite, e tenha consciência de que o que é seu será conquistado, não necessitando corromper-se para que tenha uma vida construtiva e feliz.
Enfim, acredite em si mesmo e jamais deixe de praticar os ensinamentos da filosofia racionalista cristã.