Dupla comemoração na Filial Recife: 89 anos de abertura e 51 de nova sede

Terminada a reunião pública presencial de 20 de março de 2024 da Filial Recife do Racionalismo Cristão, foi iniciada a reunião cívico-espiritualista comemorativa os 89 anos de fundação da Casa e 51 da nova sede. A reunião foi aberta com a leitura da mensagem com os cumprimentos da Sede Mundial enviada pelo presidente Gilberto Silva. 

O dirigente-geral da filial aniversariante, Francisco Ivo de Oliveira, discursou valorizando o trabalho dos militantes no presente momento e da militância atuante desde 1935, quando Gregório Alves Caldas enviou carta à então Casa-Chefe solicitando autorização para o início dos trabalhos em Recife. Na carta constavam os nomes de 12 pessoas candidatas a ser militantes no proposto Correspondente Recife, todas citadas nominalmente nesse discurso.

Na sequência, Francisco Ivo de Oliveira citou a história do início e codificação do Racionalismo Cristão, em 1910, por Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, com a base nos princípios e destaque para Luiz de Mattos, na parte filosófica, e para Luiz Thomaz, na parte do suporte financeiro.

Lembrou o orador que a luta dos dirigentes e militantes para manterem a Casa aberta e funcionando foi dura e sempre será em qualquer tempo, dependendo muito do compromisso e dedicação do Diretório e Conselheiros, na tarefa de cuidar bem do patrimônio espiritual e material. Afirmou que data também de muito valor histórico foi a inauguração da sede própria, em 10 de novembro de 1957, em um prédio que existia, comprado e reformado com muito esforço dos militantes daquela época para ser a sede o RC em Recife.

A elevação de correspondente a Filial Recife já havia ocorrido em 3 de abril de 1957, sendo presidente local naquele ano Sebastião Camelo de Araújo. Lembrou Francisco Ivo de Oliveira “outro momento grandioso hoje comemorado ocorreu em 18 de março de 1973, sob a presidência de Angelo Ferreira da Silva e do diretor e benemérito Luiz Lopes Farinha, com a inauguração deste prédio sede pelo então presidente Antonio Cottas, que aqui esteve com numerosa comitiva da Sede Mundial e de outros estados do Brasil.”

Crises e algumas interrupções temporárias houve, mas foram todas superadas também graças ao trabalho dos valorosos e dedicados militantes em Recife. “É uma Casa aberta para o fortalecimento espiritual da comunidade que frequenta as nossas reuniões, ensinando que é dando que se recebe força, luz espiritual, energia nova para renovar os assistentes e os seus familiares, que poderão ser energizados positivamente pelos fluidos espirituais que são levados daqui para os seus lares”, afirmou. 

A professora Ana Monteiro, militante e médium da Casa, destacou a importância da espiritualidade, e disse ser muito gratificante trabalhar no Racionalismo Cristão. 

Como militante desta Casa, disse, vejo que a espiritualidade ajuda na identificação dos nossos próprios valores e na apreciação dos valores dos irmãos em essência.  Pessoas espiritualizadas são mais altruístas, porque acreditam na conexão baseada no amor e na compreensão.                     

Acredito que o Racionalismo Cristão tem papel fundamental no acesso ao esclarecimento e às riquezas espirituais, proporcionando a cada pessoa uma filosofia de vida, imprescindível para bom aproveitamento da existência física, no intuito de vê-los desfrutar no devido tempo da mais ampla escala de belos e elevados ensinamentos.  

O militante Elenilson Ferreira do Nascimento disse saber que alguns dos presentes não tinham a possibilidade de compartilhar tamanha energia emanada pelo Astral Superior neste momento, também em relação ao benefício dos necessitados de auxilio espiritual, orientação, e esclarecimento dado em nossas Casas, sendo relevante a oportunidade para as pessoas que estão aqui usufruindo desta energia magnífica, abrindo o horizonte da espiritualidade. Agradeceu a todos os atores envolvidos neste trabalho, em que todos têm a consciência voltada para um objetivo maior, mesmo muitos atravessando momentos difíceis. Apesar de tudo, a evolução está sendo feita, neste plano de grandes lutas.