Em um agradecimento, o exemplo da verdadeira amizade

No discurso de encerramento da reunião cívico-espiritualista comemorativa dos 106 anos da sede da Filial Santos, o presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, enfatizou o valor da amizade. Para ilustrar seu raciocínio, citou episódio em que o codificador da Filosofia, Luiz  de Mattos, após receber uma informação, escreveu ao amigo Luiz Thomaz carta em que extravasava seus mais nobres sentimentos.

“Amigos, sem dúvida o momento é de muita felicidade para nós por estarmos aqui, um ano mais velho, mas um ano mais experiente” assim  iniciou sua fala o presidente. E se referiu à inauguração do prédio-sede da Filial, chamada de Filial-Berço, às 20 horas da noite do dia 21 de junho de 1912, quando Luiz de Mattos fez um dos seus mais celebres discursos sobre a espiritualidade.

E prosseguiu: “Eu só queria lembrar a vocês, jovens, que Luiz de Mattos era muito sensível. No dia 3 de janeiro de 1912, dia do seu aniversário, ele escreveu uma carta para Luiz Thomaz muito emocionado.”

Essa carta demonstrava a alegria, a satisfação que ele tinha naquele dia, com a notícia que acabava de chegar de que Luiz Thomaz iria construir a Casa-Chefe do Racionalismo Cristão em Vila Isabel, hoje o Solar Luiz de Mattos, que de fato foi inaugurado no dia 24 de dezembro de 1912. Luiz de Mattos, naquela carta, revelava toda a sua sensibilidade, todo o seu carinho, todo o seu amor, toda a sua gratidão, pelo gesto de Luiz Thomaz.

“O que nós extraímos desse gesto de Luiz de Mattos? A amizade, a amizade que ele então cultivava ao também mestre Luiz Thomaz e que caracterizou e caracteriza a nossa Filosofia, o respeito entre as pessoas, a amizade que deve existir para que tenhamos em cada Casa, em cada Núcleo a mesma extensão, os sentimentos de Luiz de Mattos, os sentimentos de amor ao próximo, sentimentos de respeito. Isso nós podemos observar ao longo da história do Racionalismo Cristão, através da amizade de Antonio Cottas, Roberto Dias Lopes, Humberto Rodrigues, João Gomes, ainda em vida física para a nossa alegria, nosso vice. Eu costumo brincar com ele, dizendo que é nosso eterno vice-presidente, pessoa pela qual temos muito respeito e admiração”, acrescentou.

E concluiu: “Por que o presidente está falando do passado e não do futuro? Porque o futuro é de vocês, o que eu queria apenas mostrar a vocês, para exemplificar, lembrar por exemplo que quando Isaac Newton recebeu um prêmio da academia, ao ser enaltecido, disse em agradecimento: ‘eu me apoiei sobre os ombros de gigantes para poder enxergar mais longe’. Ele se referia a Kepler, a Copérnico e a outros que deram base para que ele pudesse fazer as suas descobertas. E vocês, quando olharem para frente estarão apoiados em gigantes, como Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, como Antonio Cottas, como Humberto Rodrigues, como Roberto Dias Lopes e tantos outros que, a serviço da humanidade, estarão firmes com os seus conhecimentos, com toda a sua estrutura moral, dando-lhes apoio para que vocês sigam em frente e levem cada vez mais longe esta filosofia excelsa, esta filosofia magnífica que é o Racionalismo Cristão. O Racionalismo Cristão é esta ferramenta, utilizem-se dela para cumprir os seus objetivos, para amar o próximo, e esse amor ser transformado em ação, e vocês são essa ação.”