Na solenidade comemorativa dos 91 anos de fundação e 62 de sede própria, a Filial Arcoverde (Pernambuco) do Racionalismo Cristão a dirigente-geral da Casa, Elza Nunes de Araújo, lembrou que Luiz de Mattos, lá nos idos de 1910, foi o autor desses “magníficos ensinamentos que, postos em prática, tornam-se uma filosofia de vida”.
Disse a dirigente: “Tudo começou em 26 de janeiro de 1910 com a fundação do Racionalismo Cristão. Foi grandioso o trabalho dos nossos querido mestres Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas e Humberto Rodrigues. Não posso deixar de lembrar também aqueles que, ao longo desses 91 anos, foram fundamentais para que hoje estivéssemos aqui: Isaura Magalhães, José Bezerra de Carvalho e tantos outros companheiros que passaram por esta Casa, todos dedicando-se com zelo, lealdade e responsabilidades. Nossa gratidão a eles e aos militantes espiritualistas que hoje se dedicam em prol do esclarecimento espiritual da humanidade.”
Ainda segundo a dirigente, “Luiz de Mattos deixou um legado espiritualista do mais alto valor para a humanidade, ou seja, um roteiro para o viver seguro das pessoas na Terra, mediante conceitos e princípios a serem postos em prática com inteligência, raciocínio, disciplina e trabalho. O Racionalismo Cristão continua e continuará sempre, a tarefa de fortalecer, esclarecer e espiritualizar a humanidade”.
Destacou que “o esclarecimento espiritual é o bem maior que os seres humanos podem conquistar, pois facilita e encurta o processo evolutivo do espírito em suas muitas existências por este mundo de escolaridade. Os seres humanos devem ser perseverantes no seu caminhar na Terra, sem fraquejar, sem jamais desistir de suas lutas, pois neste planeta-escola sempre haverá dificuldades e reveses, que fazem parte da trajetória evolutiva do espírito”.
Segundo afirmou, “os acontecimentos precisam ser naturalmente encarados como oportunidades de crescimento espiritual, através da superação dos obstáculos e da reflexão a ser feita com os ensinamentos que a vida oferece em suas duras lições. É fundamental que apliquem no viver os ensinamentos proporcionados pelo estudo do Racionalismo Cristão. É essencial que estudem as leis evolutivas que regem o Universo, que conheçam a importância do pensamento bem vibrado e usem os atributos espirituais que possuem, aprimorando-os mediante o bom emprego do livre-arbítrio e do domínio de si próprios. Irão trilhar o caminho do viver ameno na Terra, e bem aproveitar a estada do espírito”.
Dirigindo-se aos assistentes, disse que, ”em geral, desconhecem a força que existe dentro de vocês, capaz de mudar suas vidas para melhor. Querem paz de espírito, mas não sabem que a paz tão desejada está no modo de pensar e no jeito de agir. Com o passar do tempo e a frequência assídua às nossas Casas, vão entendendo como é a vida neste planeta-escola, e constatam que são os causadores dos próprios sofrimentos e que precisam de paz dentro de si mesmos”.
E finalizou: ”Encerramos com as palavras de Antonio Cottas. “O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que ensina as pessoas a caminhar pela estrada da vida de forma prática, disciplinada e segura neste mundo tão cheio de problemas criados pela própria humanidade. À medida que os seres humanos se tornarem mais espiritualizados muita coisa ruim desaparecerá da face da Terra. É o que pretendemos quando as portas das casas racionalistas cristãs se abrem, para que sejam acolhidos os assistentes de reuniões públicas que nela procuram e encontram o fortalecimento proporcionador de bem-estar físico e psíquico, e que tanto auxiliam na conquista da felicidade individual e coletiva.”