Nasci em Cabo Verde. Agradeço a oportunidade de poder partilhar um pouco da minha história e pedir orientação.
Fui uma criança muito tímida e muito apegada a minha família, tive sempre um sentimento de tristeza que me acompanhou durante toda a minha vida e além de ser muito sensível. Com 12 anos perdi um irmão que me destroçou e vivI muitos anos naquele sofrimento. Com 20 anos conheci o meu companheiro e já temos exatamente 20 anos juntos, casamos e temos três filhas. Mas foi sempre um casamento muito turbulento por causa das drogas que esteve muito presente na nossa vida e que nos levou a muitos conflitos e muito sofrimento e isso também estendeu a minhas duas filhas mais velhas. Podia ter separado porque sempre considerei que o meu marido me trazia muito sofrimento.
Em 2020 comecei a ter alguma abertura de consciência e despertar para a espiritualidade, daí a minha transformação começou… a minha última gravidez foi também a volta de toda essa turbulência, a minha terceira filha veio a nascer em 24 de dezembro do ano passado. Há umas duas semanas o meu marido decidiu afastar-se das drogas e da vida noturna, pois ele é músico também.
Iniciamos uma nova vida e sempre agradecendo a cada dia como mais um dia de vitória. Apesar do sentimento já não ser o mesmo quero muito ver a minha família unida e feliz e, claro, ajudá-lo nessa caminhada. Cada dia tento ganhar mais conhecimento da espiritualidade e seguir a minha caminhada de luz. Tento aceitar os outros, a vida como ela é e sempre com muito amor apesar que sofro muito com o sofrimento dos outros e dos animais que tanto amo. Mas tenho fé e sei que Jesus Cristo está comigo e que ilumina todos os meus passos. Quero ser um ser de luz e amor e ajudar o nosso mundo e todos os seres.
Assim sendo peço humildemente a vossa orientação no que mais posso fazer para ajudar a minha família, orientar as minhas filhas, o que posso trabalhar em mim para isso.
Resposta: Prezada, parabéns pelo esforço e dedicação para se tornar cada vez melhor, mais espiritualizada. Quando o ser humano alcança a compreensão da verdadeira vida, que é a espiritual, e se propõe a ajudar seus entes queridos, o caminho que sempre recomendamos é o da integração aos princípios racionalistas cristãos, pelo cumprimento da sua disciplina fortalecedora.
Pompeu Cantarelli, no seu livro Saber viver, afirma:
“Ser racionalista cristão é compreender a vida dentro da sua realidade, sem fantasias e devaneios. Ser racionalista cristão é desprender-se das amarras da materialidade, dos maus hábitos e dos vícios.
Ser racionalista cristão é ter disciplina, é ser ordeiro e dedicado à causa espiritualista, que espontaneamente abraçou como o meio de ativar sua evolução.
Ser racionalista cristão é ser tolerante e agir dentro da razão e do bom senso; é ser verdadeiro em pensamento e ações.
Ser racionalista cristão é assumir a responsabilidade de cumprir fielmente os princípios filosóficos e sua disciplina fortalecedora da alma, procurando ser assíduo às reuniões públicas de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual das casas racionalistas cristãs existentes no Brasil e em outros países.
Ser racionalista cristão é ter amor ao semelhante, sem sentimentalismo e preconceitos, que inferiorizam a vida no planeta-escola Terra, este mundo de aprendizagem em que todos estamos, com a missão de evitar erros e corrigir imperfeições, desta e das existências passadas.”
Escreva-nos ao necessitar dirimir dúvidas sobre a filosofia racionalista cristã ou para receber oportunas orientações espiritualistas.