Filial Cuiabá festeja aniversário e faz homenagem a militantes

Militantes espiritualistas e frequentadores participaram, em 18 de outubro, da reunião cívico-espiritualista comemorativa dos 55 anos da sede da Filial Cuiabá (MT) do Racionalismo Cristão e dos 78 anos de ascensão de Correspondente a Filial.

A solenidade foi aberta com singela homenagem a militantes, participantes e amigos do Racionalismo Cristão que contribuem com o acesso ao esclarecimento espiritual de todos que vivem nesse planeta de escolaridade, particularmente os que residem em Cuiabá, almejando evolução espiritual.

A dirigente-geral da Filial aniversariante, Silvana Margarida Benevides Ferreira, lembrou que tal festividade remonta primeiramente à memória aos antepassados. Iniciou-se com Antonio Cecílio, na inauguração do Correspondente; posteriormente com Antonio Ribeiro, e recentemente com Antonio João Ribeiro. Esse último afastou-se das funções que exerceu por mais de 20 anos e veio a falecer há dois meses.

E acrescentou: “A representatividade do presente acontecimento tem importância singular e nos remete à seguinte reflexão: o legado deixado, há mais de 100 anos, por Luiz de Mattos – A Escola Espiritualista do Racionalismo Cristão – tem sido cumprido com vigor e determinação.

Na convicção dos princípios racionalistas cristãos, temos a missão de dar continuidade ao legado. Devemos ter em mente que cada um, com sua individualidade, militante, frequentador ou amigo do RC, firmou o propósito para si a fim de buscar seu aperfeiçoamento a cada dia. Como é possível?

1. cumprindo a Disciplina – o norteador de nossas metas;

2. estudando a nossa literatura pa-

ra nos esclarecermos, por meio, por exemplo, do livro Racionalismo Cristão, já na sua 46ª edição. Agora, a sua prática se faz obrigatória.”  

Homenagens. A fim de proporcionar uma reflexão sobre a nossa responsabilidade como militantes, foram homenageadas duas militantes pelos seus exemplos de dedicação e de determinação ao cumprirem a disciplina como militantes há mais de 50 anos, além de contar com a longevidade delas, alcançada por seus 90 anos de vida. Trata-se das militantes Nilza de Carvalho Balbuena e Antonia Dirce Benevides, esta a minha querida mãe, que me ensinou e me direcionou para esta filosofia de vida que é o Racionalismo Cristão.  

Com o fim de homenageá-las, lhes oferecemos um ramalhete de flores e uma placa de bronze com o seguinte dizeres “Sentimo-nos honrados em oferecer esta singela homenagem, de dedicação à nossa querida Filosofia Espiritualista como exemplo de determinação e resiliência de sermos melhores a cada dia”. 

E outras homenagens foram realizadas com intuito de agradecer a mais três militantes, as senhoras Elizabeth Moreira de Campos, Antonieta de Paula e Orminda Amorim. As duas primeiras, diretoras da Filial aniversariante, homenageadas por sua dedicação no apoio administrativo; e a última, além dos seus 80 anos de vida, membro, também, do conselho diretor, por seu apoio como orientadora.

Ao final da reunião, Silvana Margarida leu trecho de orientação do presidente Astral do Racionalismo Cristão, Humberto Rodrigues em que fala do livre-arbítrio:

“Os seres humanos são dotados de livre-arbítrio. Essa faculdade espiritual é orientada pelo raciocínio, um importantíssimo atributo também espiritual, pois, quanto mais o raciocínio é aprimorado, maior é a capacidade de análise e tomada de decisões sobre os problemas por que todos passam, a fim de serem bem resolvidos. (…) Quanto mais lúcido o raciocínio e maior a força de vontade, melhor será o uso correto e seguro do livre-arbítrio.

 Sempre se ouve que o livre-arbítrio confere às pessoas plena liberdade de ação, tanto para o bem, quanto para o mal.  Porém, ainda que essa faculdade espiritual seja um direito humano, o uso do livre-arbítrio não é totalmente pleno como muita gente pensa, porque ele está subordinado às normas de relacionamento existentes nas sociedades organizadas. Logo, a liberdade conferida pelo livre-arbítrio é relativa e limitada à prática do bem.”