Reunião cívico-espiritualista, em 26 de junho, dirigida pelo presidente da Casa, Joaquim Neves, marcou a comemoração do 33º aniversário da Filial Haia do Racionalismo Cristão. A solenidade se seguiu a reunião pública presidida pelo titular da Filial Rotterdã West, José Anacleto Andrade.
A reunião foi aberta com a leitura da mensagem em que o representante regional, Vitorino Chantre, explicava o motivo de sua ausência. Também em mensagem lida na reunião, João Ricardo Lopes, presidente da Filial Coolhaven, parabenizava dirigentes e militantes da Casa aniversariante pela data e dizia por que não pôde comparecer à festividade.
O presidente Joaquim Neves homenageou companheiros desde a fundação da Filial Haia, já fisicamente ausentes, e outros que se empenharam para manter a Casa em funcionamento. “Também, como sempre, parabenizamos os outros companheiros, presentes ou não, que fizeram parte de implantação do Racionalismo Cristão nesta cidade. O nosso reconhecimento aos que ainda estão a levar à frente a responsabilidade que tomaram, e aos outros que mais tarde a vós se juntaram e que unidos trabalhamos por esta justa causa”, afirmou. Joaquim Neves destacou que a luta não tem sido fácil.
Discursou também o presidente da Filial Rotterdã West, José Andrade. Afirmou que, “hoje, mais do que nunca, todo racionalista cristão precisa conscientizar-se da sua missão e da responsabilidade que tem perante a Doutrina. Essa tomada de consciência só se dá com o estudo sistemático das obras editadas pelo Racionalismo Cristão. Nunca é demais os seres humanos, em especial os militantes do Racionalismo Cristão, serem alertados para o estudo de si mesmos. Estudando as nossas obras, analisando-as com a mente aberta, as pessoas conseguem mais facilmente descobrir os seus fracassos e transformá-los em fortaleza espiritual.
A responsabilidade que os racionalistas cristãos têm perante a Doutrina exige estudo, disciplina, amor, abnegação, sinceridade e verdadeira fidelidade. Tudo isso deve fazer parte da bagagem espiritual que cada um de nós, como servidores do Astral Superior, trazemos para dentro das casas racionalistas cristãs. Isso significa que não somos militantes da Doutrina, apenas das 7h às 9h da noite em que nos encontramos trabalhando nas casas racionalistas cristãs.”