Filial Haia mantém-se, apesar de ter poucos militantes, e festeja 38 anos

A Filial Haia (Holanda), Casa de Den Haag, do Racionalismo Cristão comemorou em 24 de junho 2022 com reunião cívico-espiritualista os 38 anos da sua fundação e os 16 de ascensão.

Eram poucos presentes, mas fizeram seus deveres com muita alegria, coragem e boa vontade. O ex-presidente Joaquim Neves também esteve presente e proferiu palavras de incentivo ao novo dirigente, Orlando Lopes, e fez referências a fatos desde a inauguração da Casa. Em seguida, discursou o presidente da Filial.

A Casa, que tem apenas sete militantes e poucos assistentes, e por isto não tem enviado estatística, está de mudança, ainda sem data e local marcados.

Incentivo.  Joaquim Neves parabenizou Orlando Lopes e esposa, dona Maria Diolinda, e todos militantes da Casa, desejando-lhes muita coragem para dar continuidade aos trabalhos espirituais na Filial. Referiu-se às dificuldades que o Racionalismo Cristão tem enfrentado na cidade, mas todas sempre superadas com convicção e força de vontade. E lamentou que na cidade não existam jovens para dar continuidade aos trabalhos de uma casa racionalista cristã, o que vem sendo muito preocupante com relação ao futuro do Racionalismo Cristão em Haia

Muito trabalho. E com muita alegria que estamos aqui a comemorar os 38 anos da fundação desta casa racionalista cristã e os 16 de ascensão a Filial. Companheiros, temos trabalhado nesta missão juntamente com os presidentes, que têm mantido esta Casa com amor e carinho, desde 1984. Seu primeiro presidente, José Silva, deu tudo de si para ver a porta desta Casa sempre aberta. Nosso segundo presidente, Joaquim Neves, foi outro homem incansável, lutando, trabalhando, mantendo esta porta aberta, e mesmo com poucos companheiros, elevou esta Casa a Filial.

Parabéns, companheiros.

Durante a pandemia mantivemos a Casa fechada por recomendação do governo. Em 20 de agosto, Joaquim Neves nos passou o bastão de presidente. À passagem esteve presente nosso Representante Regional, Vitorino Chantre. Foi uma ocasião de muita alegria e responsabilidade junto a nossos companheiros.

Como os senhores sabem, eu tinha as férias marcadas para Portugal. Eu e minha esposa passamos lá três meses e só voltamos em janeiro deste ano. As pessoas ficaram em casa na pandemia e poucos têm voltado para podermos fazer os trabalhos durante a semana inteira. Nós nos reunimos somente em três dias, porque, como sabem, às vezes temos três ou quatro pessoas, mas vamos trabalhando com a limpeza psíquica.

Em fevereiro, recebemos uma carta da proprietária do local dizendo que a partir de 9 de maio teríamos que entregar as chaves, explicando que não tinha outro lugar para nos dar.

Falamos com o responsável, que veio até aqui e nos deu mais alguns meses para ficar, porque ainda não iria começar o trabalho que pretendia e informou que um mês antes de iniciar nos comunicaria.

O Sr. Manuel Gomes tem feito muitos contatos com a proprietária e estamos à espera do que vai ser no ano que vem.

Companheiros resta manter o pensamento positivo para que tudo dê certo. Uma salva de palmas para todos que vêm ajudando-nos nesta Filial Den Haag querida.

Força, companheiros, lutemos com cabeça erguida; à frente está o caminho.