Filial Ilha de São Vicente festeja 64 anos de fundação

A Filial Ilha de São Vicente (Cabo Verde) do Racionalismo Cristão comemorou em 9 de abril seu 64º aniversário de fundação e 31º da inauguração de sua sede própria, festividade transcorrida em clima de muita espiritualidade, com a Casa lotada de militantes, assistentes e amigos da Filosofia, inclusive militantes de outras Casas da Ilha de São Vicente.

 Na programação das comemorações, foram proferidas na filial, em 5 de abril, quatro palestras subordinadas aos seguintes temas:

l Nutrição e Menopausa, pela Dra. Pedrina Pinto Rocha;

l Cuidados Primários de Saúde, pela Dra. Jaqueline Cid;

l Água fluidificada, por José Manuel Duarte dos Santos, militante da Filial Ilha de São Vicente, e

l  Um historial sobre a chegada do Racionalismo Cristão a Cabo Verde, por Antero Felipe dos Santos.

Após essas palestras, foi servido um lanche, ao som de alegres músicas cabo-verdianas e de outras latitudes.

Realizou−se também, na quinta dos militantes da Filial Ilha de São Vicente Pedro Rocha e D. Isulina Rocha, um almoço de confraternização com a presença de militantes e não militantes de outras casas racionalistas cristãs sediadas da Ilha do Monte Cara, ao som de boa música crioula e estrangeira.

A parte cívica alusiva à data foi aberta com o discurso do dirigente-geral da Casa aniversariante, Antero Filipe dos Santos, que afirmou: “quando se festeja o aniversário de uma casa racionalista cristã, o momento é de meditação e avaliação do seu desempenho na qualidade de farol iluminando o gênero humano, sedento de esclarecimentos espirituais. É também momento de convívio entre os militantes de várias partes do mundo que se reúnem para proporcionar à plêiade do Astral Superior os seus mais nobres sentimentos e convictas irradiações.

Esta filosofia espiritualista há muito vem alertando a humanidade que o esclarecimento espiritual é fator determinante na vida das pessoas, e por isso as casas racionalistas cristãs abrem suas portas nas reuniões públicas para acolher todas as pessoas, não interessando saber qual a sua ideologia e credo.

Nos despedimos de todos, neste dia magnífico com muita luz a coberto de um ambiente de muita espiritualidade, agradecendo a todos os companheiros, assistência e amigos do Racionalismo Cristão a atenção que dispensaram, tomando parte neste convívio cívico-espiritualista, que assinala mais uma data histórica desta Filial Ilha de São Vicente do Racionalismo Cristão.ʺ

O dirigente-geral da Filial Ribeirinha, Arlindo Flávio da Silva, afirmou em discurso que foi necessária uma Filosofia que conseguisse posicionar-se equidistante dos legítimos interesses de todos.

Nestes autênticos oásis, que são as nossas Casas, além do fortalecimento, esclarecimento e espiritualização que, de forma paulatina, são espargidos a todos os presentes, os estudantes têm a aprendizagem das verdades eternas, através das orientações que nas reuniões públicas e espiritualistas são prodigalizadas pela plêiade do Astral Superior, afirmou.

Simultaneamente, alguns entusiastas participam das atividades aparentemente modestas, mas de resultados valiosos aos olhos dos que sabem ver e valorizar o esforço e a dedicação diária dos servidores, que abrem mão de horas de lazer e convívio de grupo, para partilhar a sua boa vontade em cuidar das nossas Casas, na higiene, nos meios de funcionamento e manutenção e até, no embelezamento, nestas ocasiões festivas, disse.

O dirigente-geral da Filial Bela Vista Ribeirinha do Racionalismo Cristão, Aníbal dos Santos Andrade, disse:

“Caros companheiros, comemorar o aniversário da fundação e da construção da Sede própria de uma casa racionalista cristã é e será sempre momento de reconhecimento da luta daqueles que nos antecederam e que não mediram esforços em trabalhar arduamente na construção de um espaço digno que servisse para a divulgação e prática da filosofia racionalista crista.

E é certo que os dias vêm e passam, e a cada ano ultrapassado teremos momentos como este, de muita confraternização e de muita alegria espiritual.

Portanto, amigos, a nossa palavra é de incentivo. Que continuem sempre juntos, unidos e com muita cumplicidade no sentido de estreitarem os laços de amizade e de confraternidade entre vós.”

Dirigentes−Gerais das filiais Madeiralzinho, Passarão e Chã de Alecrim, respectivamente, Antão Silva, Manuel da Conceição Ramos e Neusa Maria Lopes de Brito falaram de improviso.

Colaboração de Jaqueline Almeida, militante e membro do Conselho Local da Filial Ilha de São Vicente.