Filial promove o 3º encontro de crianças de zero a 100 anos

Pelo terceiro ano a Filial Cachoeiro do Itapemirim (ES) do Racionalismo Cristão reuniu crianças e adultos de todas as idades no Encontro das Crianças de zero a 100 anos. O Encontro foi aberto com a leitura do poema Pátria, seguida da apresentação do Hino Nacional brasileiro pelo coral da Filial Cachoeiro. São integrantes do coral Aleomar, Rosemary, Claudete, Poliana, Jean e Elson.

Seguiu-se o discurso de abertura pelo dirigente-geral da Filial em Exercício, Antonio Carlos de Carvalho: “O mês de outubro é considerado o mês das crianças. Hoje desejamos um dia maravilhoso para todas as crianças que são o futuro deste país e também o futuro do Racionalismo Cristão. Lembrando-nos dessa importância, devemos cuidar, proteger e orientar as crianças.”

Antonio Carlos de Carvalho prestou homenagem “a todos que, através do tempo, souberam manter a sua criança interior que todos nós fomos um dia” e destacou que a Filial Cachoeiro vem desenvolvendo um trabalho de ensino musical com crianças e adultos.

“A música, que passa de geração a geração, é uma das linguagens mais antigas da humanidade e faz parte do nosso contexto educacional. Ela possui um papel importante na educação das crianças, contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, da imaginação, da memória, da concentração, da atenção, da linguística, da consciência corporal e de movimentação, e, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem, é uma grande aliada no crescimento saudável”, afirmou.

O Encontro prosseguiu com a apresentação de um texto sobre a filosofia racionalista cristã, destacando que a prática disciplinar do Racionalismo Cristão, cujos ensinamentos se tornam uma filosofia de vida, é única em todo o planeta, mostrando o valor da disciplina, da lógica e da razão.

O texto acrescentou que o Racionalismo Cristão tem vasta literatura que esclarece sobre os porquês da vida. O objetivo principal desta filosofia espiritualista é fortalecer não apenas o corpo físico, mas o espirito, esclarecendo os seres humanos por meio dos ensinamentos da espiritualidade que defende, divulga e pratica nas casas racionalistas cristãs em nível mundial. Seu foco é, portanto, a evolução espiritual em nossa vida presente, sem preconceito e dogmas.

Em seguida à leitura do texto, entrou em cena a orquestra de violão com o musical infantil A casa, de Vinicius de Morais e Toquinho. Integram a orquestra Patrícia, Dan, Maria Fernanda, Arthur, Davi, Levi, Lia, Tainar e Sofia. Depois houve a apresentação Infantil do trio Maria Fernanda, Ana Sofia e Ana Clara, cantando Nosso Quadro, de Ana Castela; da dupla André e Murilo, cantando Fico assim sem você, que relembra Claudinho e Buchecha; e de Mariana, dançando balé e cantando O caderno, de Toquinho. Por fim, apresentação do coral da Filial de Cachoeiro cantando Raio de luz, Estrada da vida e Amigos para sempre.  Integrantes:  Aleomar, Roque, Jean, Rosemary, Poliana, Elson, Claudete e Neurizete.

O dirigente-geral em exercício agradeceu aos participantes do Encontro, aos professores Roque Peixoto e Aleomar Batista – Ser professor é mostrar que o caminho para o conhecimento pode ser longo, mas sempre produzirá bons frutos. Ser professor é ser tantas coisas, mas acima de tudo é ser a ponte que liga o aluno ao conhecimento.” – a todos os militantes da Filial Cachoeiro pelo esforço e empenho em fazer o Encontro acontecer;  aos alunos da aula de violão de canto coral; ao presidente Nelcino Bittecourt Miranda; aos militantes que compartilham vivências com a Filial Cachoeiro, militantes da filial Vitória (ES) representada pelo dirigente-geral, Humberto Boato, e pelo presidente Wilian Boato; da Filial Nilópolis, representada pelo casal Flavio e Marilucia.