Reunião cívico-espiritualista dirigida pelo presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, na manhã de 13 de outubro, um domingo, marcou a comemoração dos 90 anos da implantação dessa filosofia espiritualista na cidade de São Gonçalo (RJ). O salão da Filial esteve lotado com a presença de dirigentes-gerais, militantes espiritualistas da Sede Mundial, das casas racionalistas cristãs de Cantagalo, Niterói, Cabo frio, Trajano de Morais, Jacarepaguá, Volta Redonda, Vicente de Carvalho, Nova Iguaçu, Campo Grande, Cachoeiras de Macacu e de um grupo em formação na cidade de Macaé (RJ). A reunião foi um presente espiritual para os participantes.
Finda a parte espiritual, a dirigente geral da Casa aniversariante, Lucy Gonçalves da Costa, contou como foi o início da Filial São Gonçalo e como chegou aos 90 anos. A seguir uma participante do grupo jovem Natasha de Oliveira da Silva, representou os demais integrantes desse grupo, e proferiu lindo discurso.
Gilberto Silva convidou Jomar Bard da Silveira para representar as casas racionalistas cristãs presentes. Ao final da parte cívica, Gilberto Silva destacou o que constatou através da união, harmonia e companheirismo existentes entre os militantes espiritualistas da filosofia racionalista cristã em São Gonçalo.
A primeira a discursar foi a dirigente Lucy Gonçalves da Costa: “Quando estamos reunidos com pessoas que direcionam o pensamento para a mesma finalidade e com os mesmos ideais, é de grande valor e benefício para todos, como estamos sentindo neste momento”, disse.
Mais um aniversário de uma Casa Racionalista Cristã é muito gratificante para todos nós que estudamos e praticamos os ensinamentos desta filosofia diariamente, sabendo viver em conjunto, mas principalmente, aprendendo a conviver com as diferenças evolutivas, tratando todos com respeito, serenidade e compreensão.
Manter uma casa Racionalista Cristã é desafiador, mas ao mesmo tempo é sublime, ao observamos pessoas que entram em nossas casas racionalistas cristãs com problemas existenciais sem ter como resolvê-los e, ao final das reuniões públicas, saírem com um sorriso nos lábios e o semblante tranquilo, alegre e demonstrando que encontraram o que buscavam há muito tempo.
Todas as casas racionalistas cristãs tiveram as suas lutas, as suas dificuldades, mas sempre encontraram as soluções e a vitória, através do trabalho que é realizado em benefício da humanidade. Sabemos ninguém chega ao Racionalismo cristão por acaso, antes de retornar a esse mundo de escolaridade, se comprometem consigo mesmo e com as Forças Superiores, de estudá-la, frequentá-la e existe até algumas que trabalham com muita dedicação, para que suas portas nunca se fechem, mas sim mantê-la sempre abertas.
Nesta escola espiritualista não há imposições, cada um recebe conforme sua capacidade de entendimento. O progresso espiritual de cada estudante chega normalmente pelo esforço próprio realizado nessa direção. Todos são livres e as oportunidades de aprendizado são iguais para todos os alunos, que somos todos nós.
Aqui sempre será um porto seguro para receber aqueles que estão cansados das ilusões terrenas. Não ouvirão promessas de salvação, porém, todos recebem conselhos e orientações que nunca é tarde para estudar a espiritualidade. A sombra desta árvore, receberão incentivos para cultivar a calma, a serenidade e a paz, sentimentos que transmitem ao ser humano a verdadeira felicidade.
Ao Sr. Gilberto Silva, dedicamos a nossa atenção, o nosso respeito pelas realizações das oportunas mudanças que foram feitas em sua brilhante gestão, autorizando todas as casas racionalistas cristãs a fazerem as segundas e sextas-feiras as reuniões públicas presenciais, e as quartas-feiras todas as casa racionalistas cristãs e também todos os assistentes poderem reunir-se a Sede mundial participando da reunião pública espiritualista a distância, formando um campo vibracional, mundialmente, beneficiando toda a humanidade.
Nesta filial, formamos uma só família e temos saudades de todos que participavam desse convívio no passado que já estão em seus campos espirituais, sendo uma saudade fraterna e de bons exemplos que nos deixaram, não vamos citar nomes de todos, porque não seria possível, mas citaremos apenas de um: nosso Presidente Astral Alberto Tardelly, que quando aqui em vida física, nos transmitiu exemplos de união, companheirismo, respeito e fidelidade em todos os momentos.