Força de vontade: instrumento para seguir em frente

Reflito acerca do que nos motiva a caminhar, a não ficar estagnado. Creio ser necessário traçar objetivos positivos e voltados para o bem, criando circunstâncias que estimulem o desenvolvimento de meios para alcançá-los.

A inteligência, o raciocínio e a força de vontade são características inerentes ao ser humano. Todos têm a oportunidade de aprimorar sua evolução na Terra, mas para tanto é preciso empenho, o que demanda força de vontade que gera a determinação para continuar. Esse atributo precisa ser construído de acordo com o livre-arbítrio de cada um. Não se trata de um simples desejo, mas é fundamental que a força de vontade seja impulsionada, tonificada e exercitada, pois dessa forma, na maioria das vezes, as metas almejadas serão conquistadas.

Muitas pessoas anseiam melhorar sem muito esforço, entendendo que o curso dos fatos levará a desfechos favoráveis, entretanto nada acontece, o tempo passa e as chances e os anseios se dissipam. Diversas pessoas sentem ter chegado ao fundo do poço e não enxergam perspectivas em suas vidas, mas a partir do momento em que encontram forças para lutar conseguem mudar o cenário e melhorar a situação com dedicação e força de vontade.

Existem outros casos em que o cidadão está em posição social privilegiada e se acomoda julgando ser essa condição estável por toda vida, mas muitas vezes é surpreendido com mudanças de contexto que o leva a decair socialmente. Para se reerguer terá que ter força de vontade para mudar de atitude e recuperar seu status.

É indispensável esclarecer que o livre-arbítrio deve ser bem utilizado, pois a matéria fica na Terra e não nos acompanha quando falecemos. Dinheiro, luxo, poder, tudo acaba, o que permanece é o que se faz de bem aos nossos semelhantes. O pensamento elevado ao Astral Superior nos dá energia, vitalidade e força de vontade para combater o mal e irradiar o bem. Isto posto, sugiro que todos exercitem a força de vontade e procurem sempre ajudar, de alguma forma, o irmão em essência.