Globalização verdadeira somente com a inclusão da espiritualidade

O desenvolvimento mundial terá que passar, inapelavelmente, por duas vertentes que se complementam: a vertente material e a espiritual. Reagimos contra a globalização, por entendermos que lhe faltou consistência e essa consistência só poderia advir se houvesse maior preocupação na mundialização do fator espiritual, com a divulgação dos princípios racionais e conceitos espiritualistas prodigalizados pelo Racionalismo Cristão.

Esta a tônica do discurso de Antero Filipe dos Santos, dirigente-geral da Filial Ilha de São Vicente do Racionalismo Cristão, localizada no Alto de Santo Antonio, na reunião cívico-espiritualista comemorativa do 62º aniversário de fundação e 29º da construção da sua sede própria, realizada em 10 de abril do corrente ano, encontro que transcorreu em clima festivo, mas de muita espiritualidade, e com a Casa lotada de militantes, assistentes e amigos do Racionalismo Cristão.

O dirigente salientou que a globalização, como medida de reforçar os vínculos e relações entre diferentes países, deveria ter dois vetores: um que propiciaria crescimento econômico e social com benefícios para as diferente partes, com melhor distribuição de renda em nível mundial, e outro ligado às coisas sérias da vida, mas poucas instituições no mundo se vêm esforçando para que a espiritualidade seja introduzida nessa globalização através de pesquisas sobre a vida fora da matéria. No rol dessas instituições, o Racionalismo Cristão aparece como figura de proa e que desde a primeira a do século XX, no Brasil, vem espalhando a luz espiritual em quase todos os recantos do mundo.

“Amigos, muito se tem falado da globalização mundial e pouca importância se tem dado às coisas do espírito. Aquela visa à liberdade de circulação de bens e de pessoas, à circulação das tecnologias em geral e, em particular, tecnologias da informação e da comunicação, segundo especialistas na matéria econômica mundial, e o elemento sobre a vida fora da matéria não pode ser esquecido, quando se quer abordar e caracterizar a globalização, como um todo”, afirmou o dirigente.

“A evolução recente tem demonstrado que o crescimento e o desenvolvimento econômico continuam a ocorrer de forma muito distinta entre regiões do planeta e este desigual desenvolvimento tem provocado impactos diferenciados em matéria de progresso social, de condições de vida e de bem-estar da população do mundo. A repartição da riqueza mundial muito desigual e desequilibrada é notória, continuando fortemente concentrada em um número restrito de países, provocando maior índice de pobreza, principalmente em países em desenvolvimento na África e na América do Sul”, acrescentou.

E mais: “Seria faltar a verdade se não disséssemos que é a falta da espiritualidade motivo de tanta desigualdade e violências neste mundo, porque a maior parte das pessoas tem a atenção voltada para as coisas materiais, deixando de lado as espirituais que, no dizer de Jesus Cristo, a traça não consegue comer.”

Aos jovens presentes ao encontro recomendou que desempenhem seus atos terrenos com muita responsabilidade e dedicação, ao mesmo tempo contendo os ímpetos, em atenção aos sábios conselhos ministrados, tanto pelos pais como pelos professores, já que a tarefa da condução deste planeta para uma vida futura melhor é da sua inteira responsabilidade.

Após o discurso de Antero Filipe dos Santos manifestaram-se o dirigente-geral da Filial Madeiralzinho, Antão Silva Visitação, Arlindo Flávio da Silva da Filial Ribeirinha e as senhoras Neusa Lopes Brito, dirigente-geral de Chã de Alecrim, Alcy Fortes da Filial Monte Sossego Também a senhora Matilde Monteiro, orientadora e Secretária esteve presente na cerimónia em representação da Filial Bela Vista.

 Após a reunião cívico-espiritualista, foi lida uma mensagem de incentivo dirigida pela sede mundial do Racionalismo Cristão à militância da Filial aniversariante e apresentada pela senhora Ligia Leite, membro do Conselho Local.