Homenagem especial a Antonio Cottas

Assim como os dirigentes do Racionalismo Cristão homenagearam Luiz Thomaz, o mecenas que permitiu a Luiz de Mattos desenvolver estudos e implantar o Racionalismo Cristão, dedicando-lhe a Sala Luiz Thomaz, espaço com estrutura para a realização de reuniões de estudos, decidiram homenagear Antonio Cottas, que esteve à frente da filosofia racionalista cristã por 57 anos, consolidando-a.

Tal preito assim se prestou: a integrante do Conselho Superior da Sede Mundial, Iraci Ferreira Silva, e o dirigente-geral da Filial Porto e representante regional da Sede Mundial em Portugal, António Lino Pinto dos Santos, descerraram foto de Antonio Cottas, placa comemorativa e reprodução de um extrato de texto do jornal A Razão referente à justa homenagem prestada a Antonio Cottas em outubro de 1957.

Lino fez breve alocução, histórica, tocante e profunda, destacando a figura do homenageado, seu significado para o Racionalismo Cristão e a oportunidade de se lhe fazer homenagem durante o congresso.

Em seguida, as senhoras Iraci Ferreira Silva e Maria da Graça Ribeiro, esta representando os assistentes de reuniões públicas da Sede Mundial, desenlaçaram a fita, inaugurando o Espaço Antonio Cottas.

Afirmou o presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, que ali era celebrada não apenas uma lembrança, mas um legado: a firmeza moral, o espírito disciplinado e a elevada espiritualidade de Antonio Cottas, que, ao longo de 57 anos consecutivos à frente do Racionalismo Cristão, lançou bases que continuam iluminando o caminho e orientando os passos dos racionalistas cristãos.

A Sede Mundial agraciou com o Troféu Humberto Rodrigues três militantes espiritualistas de destacada atuação: Vitorino Chantre, dirigente-geral da Filial Rotterdã, nesse ato representado por Juscelino Dias, dirigente-geral da Filial Courneuve (França); Lucy Gonçalves da Costa, dirigente-geral da Filial São Gonçalo; e Fernando Ferreira da Costa, dirigente-geral da Filial São Paulo, representado na ocasião por Wilson Carnevalli Filho. “Cada um deles representa décadas de dedicação sincera, postura ética exemplar e comprometimento absoluto com a causa racionalista cristã. Suas trajetórias enriquecem nossa filosofia espiritualista, fortalecem sua disciplina e constituem referências inspiradoras para as novas gerações que chegam às nossas Casas com entusiasmo e vontade de servir à humanidade”, afirmou Gilberto Silva.

Outros militantes espiritualistas de Casas no Brasil e em outros países foram homengeados e receberam lembranças ofertadas pela Sede Mundial e postaram-se com seus presentes para fotografia.

Atividades especialmente preparadas para a juventude racionalista cristã foram efetivadas na Sala Luiz Thomaz, sob a coordenação dos militantes espiritualistas José Nanni Neto, dirigente-geral da Filial Tatuí, e Nemecio Perez, dirigente da Filial Sorocaba, ambos com larga experiencia e convivência junto à juventude racionalista cristã que extrapola as fronteiras brasileiras.

Jovens presente ao congresso compartilharam vivências significativas de suas Casas, revelando maturidade, responsabilidade, espírito de colaboração e forte compromisso com os princípios filosóficos e disciplinares do Racionalismo Cristão. O convidado especial João Colagem – especialista em atividades lúdicas – conduziu dinâmicas de grupo que uniram descontração e aprendizado, reforçando valores essenciais como disciplina, clareza mental, companheirismo e respeito mútuo.

Para os jovens de todas as idades a programação do congresso reservou apresentações musicais do saxofonista Willians Clodo, componente da banda do famoso cantor e compositor D’Black, contratado para animar o jantar de encerramento do congresso, que levou as notas de seu instrumento até junto de cada um dos presentes, e da dupla Paula Fagundes (voz) e Gustavo Fagundes (voz e violão). Durante as apresentações, pares ensaiaram alguns passos.