Influências na vida de um médium

Encontramos no livro Práticas do Racionalismo Cristão – PRC 13, pág. 62, 4º parágrafo o seguinte ensinamento: “Os estudantes do Racionalismo Cristão sabem que os espíritos do astral inferior esperam a ocasião oportuna para desfechar seus ataques contra os desprevenidos, principalmente aqueles que lhes oferecem receptividade como, no caso, os mais sensíveis”.

Trata-se de um parágrafo bem esclarecedor de como médiuns podem ser influenciados pelo meio ou por pessoas com quem convivem ou precisam conviver, embora muitos já possam controlar essas influências pelo conhecimento adquirido e pela disciplina que o Racionalismo Cristão sugere para o bom andamento e segurança dos médiuns.

Ela acontece em vários níveis da vida no planeta-escola Terra. As conturbações terrenas, em vários níveis da vida na Terra, carregadas com fortes vibrações de pensamentos deletérios, podem envolver o médium no seu dia a dia.

É preciso observar com toda cautela a conduta daqueles que nos rodeiam e contrastar com a disciplina e conhecimentos esclarecedores do Racionalismo Cristão. Dessa forma, podemos alinhar-nos com firmeza sem nos deixarmos envolver por influências que podem levar-nos a condutas inapropriadas para um médium esclarecido, as quais prejudicam o trabalho mediúnico em que estará envolvido à noite, na reunião pública ou de desdobramento.

O raciocínio é preponderante para que possamos entender como separar as ações daquela atitude que envolve o momento e não deixarmos que nos atinja. É preciso que fique claro que a influência tanto pode ser benéfica como maléfica, porém, devido à densidade do planeta Terra e aos ambientes em que vivemos, as maléficas tendem a prevalecer por ser este planeta destinado a espíritos de várias classes evolutivas.

No entanto, as influências podem ser também positivas, dependendo da disciplina a que o médium se impõe na sua conduta diária. Se o médium estiver no seu trabalho honesto, vivendo como um verdadeiro ser esclarecido, que promove a harmonia onde quer que esteja, estará certamente envolvido pela assistência Astral Superior, dando, assim, o exemplo de como deve comportar-se um verdadeiro instrumento das Forças Superiores.

As companhias também trazem forte influência para o médium, daí o cuidado antes de estabelecer uma amizade.

Afinidade de caráter. Muitos até pensam que isso não importa, porém importa, sim. É preciso ter afinidade de caráter para que se estabeleça uma conexão verdadeira de apoio, pois a falta dessa afinidade pode ser traumática para aqueles que, de fato, querem ser um instrumento dócil do Astral Superior.

Muitos podem achar essas linhas rigorosas demais, mas digo para aqueles que se firmaram como instrumento mediúnico do Racionalismo Cristão que é preciso estar a par dos riscos que correm e, portanto, saberem como lidar, de forma prática e esclarecida, com as intempéries nas quais estamos sujeitos neste mundo.

Quando tudo isso é bem compreendido, a caminhada se torna mais fácil, tranquila e satisfatória, principalmente por termos a honra de ser instrumentos mediúnicos nas correntes de alta frequência vibratória do Racionalismo Cristão, únicas nesse planeta.

Portanto, o conhecimento e os esclarecimentos espirituais são de suma importância para que saibamos vibrar corretamente. Os esclarecimentos explanados pelo Racionalismo Cristão, quando aplicados de forma correta, sem dúvidas, proporcionarão aos médiuns sabedoria para, se preciso for, modificarem uma ação em que predomina uma atitude negativa.

Para isso, é preciso ter a forte convicção naquilo que se acredita e, se não conseguir obter a convicção de que pode ajudar sem se prejudicar, poderá optar por se recolher e não se envolver em vibrações que poderão lhe trazer dissabores emocionais e descontrole psíquico.

A segurança do médium é e sempre será muito observada pela presidência de uma Casa, pois é pelo médium que ouvem as orientações superiores dadas ao final de uma reunião pública. E, para tanto, o trabalho preliminar é de grande importância para que se feche com chave-de-ouro uma reunião pública em que os médiuns, livres de toda a influência recebida e retida durante o dia, darão uma grande e valorosa contribuição às Forças Superiores nos trabalhos de esclarecimento da humanidade.

É preciso compreender que a influência é tão sutil que o médium pode não perceber de imediato, levando-o, muitas vezes, a ser portador de atitudes que não condizem com a disciplina preconizada pelo Racionalismo Cristão. Isso causa forte impacto no meio onde se encontra no momento da ação, gerando emoções conflitantes que comprometem a aproximação superior, influenciada pelo peso que se formou no seu corpo fluídico.

Esse peso, que eventualmente pode ocorrer com o envolvimento nas correntes fluídicas pré-estabelecidas nas casas racionalistas cristãs, vão dissipar-se à medida que o médium se conecta com o Astral Superior e muda assim a sintonia na qual se envolveu durantes as tarefas do cotidiano, o que torna seu corpo fluídico mais diáfano e mais bem adequado à sutileza que a sintonia com os Espíritos Superiores exige para uma perfeita conexão no trabalho que será realizado.

Cuidado com a disciplina. Os médiuns da atualidade mudaram seus comportamentos, trabalham, estudam e precisam ter uma vida em que convivem com todas as influências e vibrações do meio terreno. Em razão disso, devem ter o cuidado redobrado com a disciplina, que precisa ser prontamente obedecida, conforme as orientações claras propostas pelo nosso Mestre Luiz de Mattos, que se encontram inseridas nas obras essenciais do Racionalismo Cristão.

Os médiuns que já trabalham nas correntes fluídicas, muitos com grande desprendimento e enfrentando a sua rotina em meio a grande turbulência, precisam e devem reservar um tempo para assentar o corpo fluídico, acalmar as emoções que são geradas pelo ambiente em que forçosamente precisam estar, esforçando-se para chegar dentro do horário, para se recolher alguns minutos antes de sentar à mesa dos trabalhos.

Por consequência, poderão conectar-se melhor às correntes vibratórias formadas pelo Astral Superior e libertarem-se de maléficas influências eventualmente absorvidas nas atribulações diárias, o que facilita a sintonia para que possa dar o seu melhor na realização dos trabalhos na casa racionalista Cristã onde atua como instrumento das Forças Superiores.

Com esse procedimento, o médium demonstrará ter claro entendimento do delicado trabalho que realiza e profunda compreensão da responsabilidade que um dia assumiu perante a sua consciência e às Forças Superiores.