Ampliar e conservar a capacidade de bem interpretar os fatos e fenômenos que nos envolvem, além de um dever e de um pressuposto para uma vida frutuosa e produtiva, é um elemento para qual os seres humanos, de maneira geral, possuem plena capacidade. Contemplar, estudar e desdobrar a importância da interpretação da realidade para a boa condução da vida assume, no atual momento histórico, excepcional relevo.
A capacidade interpretativa a que fazemos alusão nesta breve reflexão deve-se traduzir em uma lúcida revisão de conceitos transcendida pela descoberta da espiritualidade, que permite ao ser humano reagir positivamente diante das novas circunstâncias, de modo a adaptar-se a elas sem jamais renunciar aos princípios que o sustentam e revigoram espiritualmente. A importância, por exemplo, de interpretarmos a pandemia da Covid-19 à luz da transcendência a fim de absorvermos as lições que ela encerrou é condição sine qua non para nosso amadurecimento espiritual.
Há que admitir que, se por um lado, muitos dos sofrimentos e dramas por que passam os seres humanos exteriorizam sua fragilidade física, por outro lado, mostram o quanto eles são capazes de criar soluções, de reinventar-se, de ajudar-se, de unir-se, de superar-se e de amar-se quando movidos por valores que transcendem ao materialismo obscurantista, ou seja, valores que se opõem vigorosamente à vaidade, à violência, à indolência, ao egoísmo e ao preconceito.
Não são poucas as pessoas que, embora disponham de muito boa vontade e sinceridade de propósitos, quanto mais buscam interpretar as emoções e sentimentos humanos ante as adversidades, tanto mais se confundem e se distanciam da realidade. Por que isso se dá? Porque lhes falta o esclarecimento espiritual proporcionado pelo Racionalismo Cristão. Somente quando a razão é iluminada pela luz da transcendência é que o ser humano alcança um desejável nível de tranquilidade. Assim, com a mente serena, intui e articula respostas para os mais variados “enigmas”.
Sabemos que o ser humano contemporâneo, embora tenha alcançado um extraordinário conhecimento e uma enorme capacidade de atuar no mundo, muitas vezes falha, não apenas na administração dos próprios sentimentos e emoções, mas também na interpretação ampliada e lúcida das circunstâncias. Logo, o avanço tecnológico e social, quando destituído de princípios espiritualistas, pode produzir mentes altamente capacitadas para criar softwares e gerir projetos complexos, mas incapazes de reconhecer a própria essência e interpretar o valor e o sentido da vida.
Enquanto os pesquisadores e estudiosos materialistas, negando toda a transcendência dos fatos e fenômenos, condenam suas análises à esterilidade e praticamente nada interpretam com acerto e plenitude, posto que tudo provém essencialmente do campo espiritual, o estudioso da espiritualidade parte da realidade transcendente e se empenha em interpretar tudo a partir dela: é aí que sobressai a principal distinção entre a interpretação reducionista, que dificulta o crescimento espiritual, e a interpretação ampliadora, que o fomenta admiravelmente.
Os conceitos abordados nesta reflexão encaminham-nos para a conclusão de que o esclarecimento espiritual amplia nossa percepção da realidade e nos faz interpretá-la de maneira mais assertiva. Além disso o esclarecimento espiritual obtido através dos ensinamentos do Racionalismo Cristão é o caminho que nos leva a acreditar que dias melhores certamente virão. Sigamos por ele e afloremos em nós a vontade de aprender, não para sobressairmos no meio social, mas para colhermos da vida valiosas lições que nos aproximarão cada vez mais de nossos mais legítimos objetivos e metas.
Muito Obrigado!