Leitura de junho de 2015

A proteção do pensamento elevado

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

Os seres humanos têm durante suas vidas lutas a enfrentar, trabalhos a resolver, que trazem grandes preocupações, até certo ponto justificáveis, porque fazem parte do viver terreno. Todavia, devem saber que todo excesso é prejudicial. Há os que sofrem por antecipação, que se inquietam em demasia com problemas que não existem ou se encontram tão distantes que nem se concretizam. Logo, é importante terem controle emocional, para não sofrerem desgaste psíquico, que tanto enfraquece a saúde física e mental.

Na Terra, grandiosa e bela, indivíduos se cruzam uns com os outros no conviver diário, mas nenhum se conhece totalmente. Inimigos em existências passadas são agora amigos ou parentes queridos. Lapidam suas almas neste planeta-escola, sob a transcendente sabedoria que faz com que esqueçam o passado enquanto o espírito está encarnado.

O Racionalismo Cristão ensina, de viva voz nas reuniões realizadas em suas casas espiritualistas, ou pela leitura dos livros que edita, como os seres humanos devem ter relacionamentos sociais e cultivar amizades, para que sejam agradáveis, pois a convivência deve ser evitada quando não há afinidade de temperamento.

A natureza não dá saltos. Por isso, não se deve fazer coisa alguma de modo precipitado. É importante que tudo seja analisado cuidadosamente, para haver conclusões acertadas. As pessoas espiritualmente esclarecidas caminham com segurança, confiam no que devem confiar e desprezam o que não tem valor. São beneficiadas as que procuram uma casa racionalista cristã desejosas de aprender o que é a espiritualidade.

Fortalecidas, passam a ter confiança em si mesmas, não temendo coisa alguma, porque do temor e da incerteza é que surgem pensamentos negativos, que levam à perturbação psíquica.

O pensamento elevado cria em torno de quem o emite uma forte barreira fluídica, que impede os espíritos maléficos do astral inferior de praticar suas perversas façanhas. Ao contrário, a pessoa mentalmente fraca não sabe pensar de forma elevada, vê obstáculos em tudo que faz e só defeitos naquelas com que se relaciona. Ela é presa fácil do astral inferior, principalmente as crianças que dela dependem, porque não têm condições de se defender sozinhas.

Compareçam com assiduidade às nossas Casas, a fim de modificarem para melhor a maneira de viver ao aplicarem os princípios racionalistas cristãos e sua disciplina fortalecedora da alma, para agirem com sabedoria e convicção, alteando o pensamento no momento exigido.


O espírito reencarna pronto para a luta

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

Em seu mundo de estágio e auxiliado pelas Forças Superiores, o espírito faz seu planejamento para a próxima encarnação, ciente de que terá neste planeta-escola muitos reveses a enfrentar, de forma a obter mais progresso evolutivo.

Mesmo sabendo dessas lutas, submete-se ao processo de encarnação, porque este mundo de escolaridade é o único ambiente no qual poderá crescer, tendo em vista o nível de evolução que possui.

O ser humano tem registrado no subconsciente todo o planejamento que o espírito fez no mundo de estágio para a sua existência terrena. Não consegue ter uma percepção detalhada do que está programado, mas será intuitivamente encaminhado para os seus objetivos pelas Forças Superiores, caso conduza sua vida com pensamento lúcido, retidão, valor e coragem, sem esmorecimento diante dos reveses.

A densa atmosfera fluídica que envolve a Terra abriga incontável número de espíritos perturbados, podemos assim dizer.

Embora o Astral Superior, apoiado por seres esclarecidos nas casas racionalistas cristãs, realize a limpeza psíquica a distância no planeta, a influência danosa de obsessores sobre os seres humanos que se deixam levar por pensamentos e sentimentos inferiores afins faz com que se desviem, no plano terreno, mesmo que momentaneamente, do projeto evolutivo traçado em campo astral e delineado no subconsciente.

Por isso, afirmamos repetidamente que o esclarecimento espiritual é muito importante, para que o ser humano se convença de que é um binômio composto de Princípio Inteligente e Matéria, se conscientize de que possui atributos espirituais a serem aprimorados, como a inteligência e o raciocínio, a fim de analisar o que ouve e o que assimila através da leitura, chegando às próprias conclusões.

A força de vontade bem desenvolvida faz com que resista aos vícios e aos impulsos puramente instintivos, tenha domínio sobre si mesmo, para controlar suas emoções e seus anseios, pois o espírito não encarna para conquistas materiais, mas para lutar por sua evolução.

É fundamental haver disciplina no viver, exercitar o pensamento voltado para a prática do bem, pois o pensamento, sendo vibração do espírito, tem potencial de força que muitos desconhecem. Maus pensamentos atraem influências negativas, que interferem no bom uso do livre-arbítrio, dificultando a tomada de decisões. Quem pensa bem tem boas intuições, porque tem boa assistência espiritual.

Logo, ponham em prática a força do pensamento, exercitem a faculdade do livre-arbítrio voltada para o bem. O viver terreno é uma bela oportunidade de evolução, haja vista a interação entre pessoas com diversos níveis de espiritualidade.

Aproveitem a troca de experiências, assimilem o intercâmbio de ensinamentos, abram suas mentes, afastando ideias preconcebidas, eliminando preconceitos. Tudo na vida é aprendizado, é experiência, é busca por sabedoria.

Sendo assim, não esmoreçam diante das dificuldades, pois, de certa forma, o espírito é submetido a reveses para evoluir. Não se sintam vítimas de nada nem se prendam a sentimentalismos, quase sempre exagerados e descabidos. Tudo tem sua razão de ser, tudo acontece em determinado momento da vida conforme o uso que se faça do livre-arbítrio.

O esclarecimento espiritual facilita essa compreensão ao enfrentarem os fatos com naturalidade e resignação, para terem uma vida mais amena.