Mais uma viagem de intenso trabalho a Cabo Verde

Em atenção ao compromisso assumido com os racionalistas cristãos de Cabo Verde, em 2011, de que a cada dois anos faria ao país uma visita de trabalho, o presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, chegou a Mindelo em 13 de agosto. Estava acompanhado da esposa, Dona Iraci, e da irmã, Dona Soraia Silva de Abreu. A permanência em solo caboverdeano se estendeu até 21 de agosto, quando embarcou com destino a Lisboa.

No mesmo dia da chegada a Cabo Verde, na sexta visita do presidente da filosofia racionalista cristã ao país, presidiu reunião pública de limpeza psíquica e esclarecimento na Filial Ilha de São Vicente do Racionalismo Cristão. Era sentimento de militantes e assistentes ouvir, como nas visitas anteriores, as orientações e mensagens de Gilberto Silva à cabeceira da mesa do estrado. Em todas as reuniões públicas por ele presididas durante a estada em Cabo Verde, as filiais estavam superlotadas por militantes e amigos do Racionalismo Cristão.

No dia seguinte, assistiu, no Espaço de Protagonismo Juvenil da Ribeira de Craquinha, à palestra subordinada ao tema O Conceito Limat (língua materna – crioulo, de Cabo Verde) na Expansão do Racionalismo Cristão, proferida pelo presidente da Filial Passarão, Manuel da Conceição Lopes Ramos.

Na ótica do palestrante, o tema proposto teve como objetivo  fazer a comunidade racionalista cristã entender e ver a importância da implementação da língua materna (crioulo caboverdeano) na prática do Racionalismo Cristão. À noite, na mesma Filial, presidiu reunião pública.

O perigo das drogas. Na manhã do dia 15, na Filial Ribeirinha, foi realizado encontro de jovens em que o criminalista e integrante da Polícia Nacional Dr. Armindo Lopes Tavares apresentou a palestra Utilização de substâncias psicotrópicas.

O palestrante esclareceu aos militantes, assistentes e jovens moradores da Ribeirinha e arredores presentes que o uso de drogas, lícitas ou ilícitas, traz consequências que em alguns casos podem ser insignificantes e negligenciáveis, mas em outros assumem proporções bastante graves. Explicou ainda que a repetição de uma primeira experiência pode causar efeitos graves num futuro mais ou menos distante, ou mesmo durante o período em que o usuário estiver sob a a influência da droga.

Armindo Lopes Tavares detalhou reações que as drogas podem provocar e classificou-as conforme sua ação no cérebro, exemplificando-as como depressoras, estimulantes e perturbadoras (alucinógenas). Entre outras considerações, o palestrante discorreu um pouco sobre o papel da família, destacando que, se os pais não souberem educar os filhos da melhor forma, existirá o risco de haver famílias desestruturadas, sem princípios e sem valores. Lembrou que, sem a educação caseira e diálogo, os jovens poderão enveredar por caminhos que levam à criminalidade.

Formação da personalidade. Após a palestra, Gilberto Silva discorreu sobre o papel dos pais na condução dos filhos que, desde a infância, demonstram tendências trazidas de existências passadas e sofrem as influências dos ambientes em que convivem, inicialmente dos pais, no seio familiar, depois dos professores, nas escolas que frequentam, e dos amigos e conhecidos, nos núcleos sociais de que participam, formando assim, aos poucos, a personalidade na atual existência.

Gilberto Silva disse que os pais têm a obrigação irrecusável de exercer seu papel educador ao descartar as características impróprias e enaltecer as qualidades positivas trazidas pelos filhos de seus mundos de estágio; que os professores têm o papel fundamental de transmitir conhecimentos intelectuais e culturais aos seus alunos.

Após a intervenção do presidente, um jovem pediu a palavra para dar um testemunho da ação do Racionalismo Cristão em sua vida, começando por falar um pouco sobre o seu viver no mundo dos vícios (drogas e bebidas alcoólicas), e que, ao frequentar as reuniões públicas de limpeza psíquica na Filial Monte Sossego, começou a perceber a sua situação e, hoje, se sente outra pessoa, ao receber o fortalecimento espiritual necessário e que, em razão disso, a sua vida mudou. 

À noite, Gilberto Silva, presidiu reunião pública e a inauguração de um espaço social na Filial Monte Sossego, seguido de um convívio de militantes.

Na manhã do dia 16, proferiu palestra na Filial Monte Sossego, intitulada Luiz de Mattos, filósofo notável. À noite presidiu reunião pública na Filial Bela Vista.

Na sexta-feira, 17, na Avenida de Holanda, Gilberto Silva assistiu à palestra do Dr. Alcides Ramos sobre Planificação e Disciplina. À tarde, dirigiu a reunião de militantes, durante a qual discorreu sobre o papel dos orientadores e a composição dos elementos que integram o campo vibracional nas reuniões públicas e de desdobramento. Na mesma Filial, à noite, presidiu reunião pública.

No sábado, 18, na Filial Madeiralzinho, presidiu reunião de médiuns, apresentando temas atualizados com vistas ao cumprimento integral das normas mediúnicas a serem postas em prática durante o processo experimental disciplinar em novos moldes.

Em seguida, presidiu reunião com a presença de presidentes, orientadores e dirigentes de todas as casas racionalistas cristãs da Ilha. Nessa reunião, discorreu sobre as normas disciplinares que os presidentes e orientadores devem ter em conta, durante as reuniões  em uma casa racionalista cristã. Muitas dúvidas foram dissipadas, durante o encontro.

À tarde, Gilberto Silva presidiu, na Filial Ilha de São Vicente, a apresentação da obra Histórico do Centenário do Racionalismo Cristão em Cabo Verde, em dois volumes, da autoria de Antero Filipe dos Santos, presidente da Casa e representante regional da Casa-Chefe. A temática do conteúdo da obra foi exposta pela   Drª Marina Ramos. À noite foi servido jantar de confraternização de militantes no Hotel Oásis Porto Grande, localizado no Centro Histórico do Mindelo, com músicas brasileiras e caboverdeanas, ao vivo.

Homenagem a um pioneiro. Na tarde de domingo, 19, no saguão da Filial Avenida de Holanda, sob a presidência de Gilberto Silva, foi feita homenagem póstuma a João Baptista Ferreira Lima, primeiro presidente da Casa, e inaugurado seu busto. Os discursos enalteceram o empenho do homenageado na divulgação da filosofia racionalista cristã.

À noite, em reunião cívico-espiritualista, presidida por Gilberto Silva, o Correspondente Chã de Alecrim do Racionalismo Cristão foi elevado à categoria de Filial, com a seguinte Direção  Astral: Presidente Astral – Augusto Faria; 1° Organizador –  Glaci Ribeiro da Silva; 2° Organizador – Leocádeo Pires Ferreira.

Após a reunião foi servido aos militantes da Filial Chã de Alecrim e convidados um jantar de confraternização, na residência da militante Maria Filipa Delgado.

Na segunda-feira, 20, já na Ilha de Santiago, Gilberto Silva presidiu reunião pública na cidade da Praia. No dia 21, teve reunião com presidentes e dirigentes da filosofia racionalista cristã na Filial Prainha pela manhã e reunião de desdobramento na Filial Achada de Santo Antônio, à noite. O almoço foi com presidentes, dirigentes e militantes no  restaurante do Hotel VIP Shopping Calú & Ângela Quebra-Canela, na Cidade da Praia.

              

Colaboração de Antero Filipe dos Santos e Carlos Manuel Delgado.