Tenho uma dúvida: aprendi que mediunidade é uma faculdade que o espírito escolhe antes de vir a este mundo, mas quando ela vai aflorar também é escolha do espírito? Pois se veem pessoas que nada tinham, viviam de forma normal e aos 30 começam a ter visão, como se a mediunidade estivesse adormecida e aflorasse. E também vemos crianças e adolescentes com mediunidade bastante aflorada.
Se é uma escolha do espírito a idade em que essa mediunidade vai aflorar, é possível que tenha sido antecipada por acontecimentos ruins na vida do adolescente? Como ensinar aos jovens conviver bem com a mediunidade?
Resposta: Prezada, a mediunidade pode ser trazida dos campos de estágio, ou aflorada em qualquer etapa da vida; conforme nos orienta nossa filosofia espíritualista, no seu livro essencial Racionalismo Cristão, na 45ª edição:
“Quanto mais sensível a pessoa, maiores possibilidades tem de captar vibrações. Dessas vibrações, que são diferentes umas das outras, a atmosfera fluídica da Terra está repleta, podendo cada vibração captada produzir uma revelação ou fenômeno correspondente.” Essas vibrações podem ocorrer de acordo com a sensibilidade de cada um, não existindo antecipação ou adiamento.
Quanto à sua pergunta “Como ensinar aos jovens conviver bem com a mediunidade?”, esses ensinamentos devem vir preferencialmente de berço, com a prática diária da limpeza psíquica; com orientações e exemplos de como devemos proceder em todas as etapas de nossa vida; o respeito às leis evolutivas; a importância do desenvolvimento dos atributos espirituais que contribuirão para a formação do caráter do jovem, o estudo da espiritualidade e consequentemente a compreensão do que seja a mediunidade e a maneira de lidar com ela. Consciente de todos esses ensinamentos e colocando-os em prática, certamente o jovem estará contribuindo para o bem da humanidade e o próprio bem.