Muitas atividades na comemoração dos 50 anos da sede da Filial São Paulo

Três dias seguidos de atrações e atividades – sexta-feira, sábado e domingo, de 22 a 24 de setembro – marcaram a comemoração do cinquentenário da sede própria da Filial São Paulo, com a participação de cerca de 500 pessoas. Na sexta-feira, reunião solene dirigida pelo presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, deu início à comemoração.

Em seguida à reunião, no saguão da Casa, ele descerrou o painel central comemorativo, sugerindo caminhada para o futuro. Outros dois painéis laterais, históricos, o da esquerda contendo o período de 38 anos, de setembro de 1935 a novembro de 1973, em que o fundador da Filial São Paulo, Antonio de Ornellas Flor, construiu e manteve o salão para as atividades espiritualistas disciplinares em sua própria casa, na esquina das ruas Voluntários da Pátria e Francisca Júlia, no bairro de Santana.

O da direita mostra o período a partir da inauguração da sede própria local, a 25 de novembro de 1973, até os dias de hoje, 50 anos de atividades, apenas suspensas por breves momentos devido à pandemia de covid.

Gilberto Silva rememorou os eventos, ressaltando a importância da Filial de São Paulo para o Racionalismo Cristão mundial.

O segundo painel foi descerrado por Fernando Ferreira da Costa, dirigente em exercício da Filial, pois o atual dirigente-geral, Herval Tavares de Campos, permanece em sua residência, devido à avançada idade: está com 102 anos.

Fernando Ferreira da Costa ressaltou o esforço dos fundadores e pioneiros, sempre firmes no intuito de construir uma sede definitiva à altura da maior cidade do País, ou seja, saírem da fase “Francisca Júlia”, para entrar na fase “Gabriel Piza”.

Em posseguimento, o diretor da Filial Wilson Carnevalli Filho referiu-se à revitalização da estrutura atual, pois o edifício passou por ampla reforma, aproveitando o fechamento ocasionado pela fase de pandemia: o estrado foi trazido ao nível do público, a exemplo da Sede Mundial, instalou-se ar condicionado, livraria e biblioteca foram trazidas ao saguão de entrada ampliado. Exigências dos Bombeiros e Prefeitura foram atendidas, quanto ao número de lugares, saídas etc., jardim, calçada. Voltou-se também ao futuro que se descortina, com a importância de uma Casa como essa para o bem da humanidade, pela divulgação dos conhecimentos espiritualistas.

Gilberto Silva homenageou os fundadores e pioneiros, cujos parentes que os representaram receberam um broche em prata com o logo dos 50 anos da sede atual, além do bastão com placa personalizada, semelhante ao usado para dirigir as reuniões. A casa dispõe de muitos bastões, feitos por ordem de Herval Tavares de Campos, de uma árvore que precisou ser retirada do jardim.

As atividades continuaram no sábado, com rodas de conversas, pela manhã, sob o tema Projetando o Racionalismo Cristão para o futuro, com participação de militantes de várias Casas e jovens, que evidenciaram o grau de informação cada vez mais elevado das novas gerações.

À tarde houve o Encontro de Orientadores da Regional de São Paulo, em que Gilberto Silva explicou as modificações, atualização de linguagem, sentidos mais adequados aos reais conceitos espiritualistas, diferenciando-nos das filosofias tradicionais.

No domingo, após reunião pública presencial pela manhã, foi promovido um sarau orientado pelo dirigente da Casa do bairro Ipiranga, Rubens Vasconcelos de Donno, acompanhando ao violão várias pessoas que apresentaram poemas e canções, solicitando improvisadamente aos que estivessem dispostos a recitar. Alguns com obras próprias ou de familiares, outros de clássicos.

No Grêmio Três de Janeiro, situado aos fundos da Filial, completamente reformado e dotado de ar condicionado, houve atividades com crianças e adolescentes, iniciadas com café da manhã e seguidas de oficina de colagem, com o Sr. João Colagem, com o apoio da Universidade de Papel. Houve também atividades em telas, com exposição e entrega de certificados. Momento de confraternização para encerrar as celebrações foi um almoço servido por alguns de nossos colaboradores.

Colaboração do professor Roberto Faria.