Nada melhor que uma conversa

Minha filha, agora terminando o mestrado, melhorou um pouco da rebeldia, mas reconheço que ela teve uma educação totalmente errada. Tinha tudo que  queria. Agora vejo o erro que cometi, achava que estava agindo certo, e não estava. Tive uma infância muito difícil e queria que ela não passasse o que passei. Eu tinha condições de dar, porque tinha bom emprego. Hoje já não é como antes: me aposentei e a situação está difícil. Minha filha, porém, só quer gastar, comprar, não pensa em guardar. Eu ainda a mantenho porque o mestrado é em horário integral.Ela faz faculdade federal, mas tem gastos mesmo assim. Se precisa de um lápis, me pede para comprar. Se digo não, ela não aceita. Às vezes diz que tenho de ajudá-la.

Não estou conseguindo agir como devo, fazendo com que entenda que ela é que tem que comprar o que precisa com o dinheiro dela. Gostaria de uma orientação. Como devo proceder nesta situação?

Resposta: Prezada, entenda que você tem o poder de modificar esta situação chamando sua filha para conversar e argumentando sobre a divisão das despesas. Só você pode tomar decisões que transformem a sua vida, planejando a melhor maneira de argumentar, impondo-se com firmeza, quando achar que tem razão, mas com serenidade, sem discussão ou irritação.

Você mesma reconhece que a criou de forma errada, de maneira egoísta a achar que tudo gira em torno dela; e que agora fica difícil a modificação se ela não quiser. Tenha, portanto, paciência; nunca se martirize por ter errado; siga em frente certa de que você tem condições de se impor, por já ter cumprido parte do que lhe caberia fazer, deixando com ela as consequências de suas atitudes.

Continue a irradiar para que sua filha adquira esta consciência como um espírito independente a fazer a sua evolução espiritual.