Não há felicidade maior que ouvir de alguém: ‘o RC salvou a minha vida’

“Bom dia! Me chamo Natasha. Para os que ainda não me conhecem, sou militante espiritualista desta filial e estou representando o grupo jovem. Escrevi este singelo discurso para os presentes.” Assim se apresentou a integrante do Grupo Os jovens e suas ideias, da Filial, ao iniciar seu discurso.

“Celebrar os 90 anos da Filial São Gonçalo é um momento único, e não poderia deixar de relatar o bem que o Racionalismo Cristão oferece a todos.“ E indaga: “O que seria do Racionalismo Cristão sem os jovens? São os jovens que, com sua energia e domínio das novas tecnologias, terão o papel essencial de passar adiante esses ensinamentos, garantindo a explanação e a permanência dessa filosofia na Terra.

Natasha referiu-se a Dona Lucy. “Há 30 anos ela é responsável por manter a disciplina e explanar os princípios racionalistas cristãos nesta filial. Ela nos ensina a importância do amor ao próximo, do respeito mútuo e da união. Aqui, não há melhores ou piores; todos nós temos nossa singularidade, nossa importância, nossa essência. Somos uma grande família, e isso é algo que ela nos mostrou e continua a nos mostrar: o valor desta filosofia.”

Para encerrar a reunião, discursou o presidente do Racionalismo Cristão,

Gilberto Silva, como sempre apresentando uma mensagem de otimismo. “Amigos, ficamos muito felizes, pois são momentos como este, de alegria, de satisfação, de bem-estar que o Racionalismo Cristão nos proporciona, que ficam registrados na nossa mente. Em nove meses gera-se uma vida, mas poucas chegam aos 90 anos. Ainda mais uma casa racionalista cristã, que depende da união, do esforço, da conjunção de valores, onde cada um tem a sua função, contribuindo com o seu conhecimento, com a sua experiência, com a sua dedicação ao realizar a sua tarefa.” 

Vimos que esta Casa possui a força dos jovens. É evidente que os jovens estão aqui pelo exemplo dos maduros, porque de outra forma não estariam, pois sentem no ambiente a importância, o acolhimento, o quanto esses valores espirituais fazem diferença nas suas vidas. Hoje, na cidade de Santos, está ocorrendo um encontro dirigido pelos jovens, que o chamam de Café Filosófico. Pediram que eu comparecesse lá. Mas não sou Santa Terezinha, não consigo estar em dois lugares ao mesmo tempo. Dizem que ela consegue. Então, abri mão daquele encontro para estar aqui.

Não deixem de viver as suas vidas, não deixem de ter as suas atividades, mas cuidado com os atrativos, porque, muitas vezes, esses atrativos querem tirar vocês daqui. Isso aconteceu comigo. Recebi muitos convites para trabalhar em lugares fantásticos; outros nem tanto, mas o que eu sempre privilegiava nas minhas escolhas era estar dentro do Racionalismo Cristão, porque algo me dizia que era o meu dever, qualquer coisa que eu fizesse eu estaria ajudando. Ouvi uma frase uma vez de um jovem na cidade de Mirassol, eu era jovem também naquela época, continuo sendo, pois o espírito não envelhece. Então ele me disse: Gilberto, eu quero servir ao Racionalismo Cristão, mesmo que seja um capacho para que as pessoas possam limpar os pés, o que eu quero é servir ao Racionalismo Cristão. Nunca mais esqueci essa frase, nunca mais esqueci esse exemplo. E dizia à Iraci que, quando me aposentasse, não ia mais fazer a barba. E imagina eu, executivo de uma multinacional, às vezes, fazia a barba duas vezes por dia. Por isso, eu dizia a Iraci que quando me aposentasse não ia mais colocar paletó nem gravata; dizia que ia andar de chinelo, que iríamos para a Serra do Japi, pois temos uma casinha lá, bem pequenininha, 30m quadrados, vocês acreditam?

Mas falava, também, que “se Doutor Humberto me ligar e pedir qualquer coisa, eu faço a barba, coloco a gravata e vou para o Rio de Janeiro a fim de ajudá-lo no que ele precisar.” Verdade? Sim. Só que a vida é assim.  E estamos com essa responsabilidade, mas com muita satisfação.

Vocês não fazem ideia do que é ouvir o depoimento de uma pessoa quando ela diz: “o Racionalismo Cristão salvou a minha vida, eu mudei, sou uma pessoa feliz a partir do instante em que eu passei a adotar a disciplina, os fundamentos, os ensinamentos do Racionalismo Cristão.” Há algo mais feliz pra nós do que ouvir isso? Não há felicidade maior.