Não há proteções; todos estão em pé de igualdade

Segundo o RC não existe proteção por parte do Astral Superior, e sim o esclarecimento e fortalecimento espiritual. Porém algumas vezes sentimos intuição de não irmos a determinado local ou perdemos o horário e não viajamos. Depois escutamos que aqueles que foram sofreram acidente, foram assaltados ou aconteceu qualquer outro tipo de ocorrência negativa e desastrosa. Mas aqueles que, por motivos alheios à própria vontade, não puderam ir, não sofreram aquele mal que estava iminente.

Esses casos não seriam uma forma de proteção do Astral Superior?

Resposta: Prezado, ideias de proteção conduzem a um enfraquecimento espiritual, em que a pessoa, por achar-se incapaz de conduzir a própria vida, passa a pedir, quando na realidade o que lhe acontece de bem ou mal é fruto da ação de leis de atração e de causa e efeito.

O Racionalismo Cristão procura deixar bem clara a ação dessas leis; conhecimento que tornam as pessoas independentes de pedidos, pelo fortalecimento da sua vontade em emissão de pensamentos bem irradiados.

Tendo oportunidade de ler o livro Racionalismo Cristão, em sua 45ª edição, nele encontrará o seguinte trecho:

“Não há seres privilegiados nem proteções. Todos, sem exceção, estão sujeitos aos mesmos princípios, às mesmas regras, ao mesmo processo evolutivo. Invariavelmente, fazem igual curso e percorrem igual ciclo, no que há um alto e meritório princípio de justiça. Precisam convencer-se de que não poderão contar com o auxílio de ninguém para libertar-se das consequências dos erros que cometerem e que terão de resgatar com ações elevadas, qualquer que seja o número de existências para isso necessárias. Por certo pensarão mais detidamente antes de praticar um ato impróprio.”

“O que interessa então ressaltar é o modo pelo qual a pessoa processa sua marcha evolutiva, em que conquista, passo a passo, a independência espiritual. A que souber avaliar o peso da responsabilidade que carrega com seus atos certamente fará todo o possível para firmar-se nos ensinamentos reais que transmitem o conhecimento dos fatos espirituais.

O Racionalismo Cristão, sem outro interesse que não seja o de despertar a humanidade para a vida, propõe-se a transmitir-lhe os esclarecimentos de que necessita para alcançar uma condição espiritual mais clara que facilite o seu viver.”

“Os estudiosos do Racionalismo Cristão aprendem a confiar em si mesmos, na sua capacidade moral e no poder da vontade para lutar e vencer. Não são, por isso, adoradores, nem pedinchões, nem lamuriosos. Sabem que são grandes os obstáculos que surgem, a cada passo, no caminho da vida, mas que os poderão vencer com os próprios recursos espirituais de que dispõem. Assim, faz-se necessário que cada um cumpra o seu dever, realizando a parte que lhe compete, com a atenção, os olhos, a alma voltados para o fim principal da existência, que é a evolução espiritual.”

“Nos princípios racionalistas cristãos consolidam-se conceitos e orientações de comportamento íntegro para as pessoas que o queiram praticar. O conhecimento da vida real é um processo contínuo de estudo. Por isso o Racionalismo Cristão faz um apelo eloquente e constante ao estudo e ao raciocínio, no sentido de que a humanidade compreenda a necessidade imperiosa de se entregar a perseverante esforço, para se tornar melhor e crescer espiritualmente.”

“Este livro, dentro da sua natural simplicidade, é bem profundo e deve ser visto pelo leitor como um alicerce de conhecimentos espiritualistas, cujo vigamento é forçoso erguer por esforço próprio. Trata-se de um trabalho sério de pesquisa e elucidação para leitura e consulta, capaz de abrir novos horizontes, com a amplitude da visão panorâmica que coloca diante dos olhos perspectivas que poderão contribuir para imprimir nova orientação à vida, e fazer com que ela se modifique, a cada passo, para melhor, alcançando um sentido mais prático, mais amplo, mais objetivo, mais seguro e autêntico.”