Ninguém está sozinho, vibrações que ajudam ou arrasam nos cercam

Como é difícil ver alguém que tanto ama sofrer. Entendo que cada um escolhe o que precisa passar para sua evolução, que o sofrimento apura o espírito. Uma doença tão cruel em uma pessoa que só fez o bem, que só pensava em todo mundo e esquecia de si mesma. Não consigo mensurar a dor por ver minha mãe sofrendo tanto. Não consigo imaginar a minha vida sem ela. Sinto-me vazia e perdida. Não sei para onde ir. É minha melhor amiga, a que sempre esteve ao meu lado. Sei que enquanto há vida há esperança, e ela ainda não se foi, mas infelizmente milagres não existem. Sinto por ela não ver meu filho crescer, não me ver realizar o que almejo e principalmente não me ver ser feliz.

Não sei se terei forças para seguir. Sinto-me só, apesar de ter outras pessoas e meu filho. Não consigo acreditar, a minha vida está uma bagunça. Não consigo dar conta do que é necessário, pois estou cuidando dela e minha cabeça está um caos. Estou me sentindo falha na educação do meu filho. Está tornando-se mandão, autoritário, não aceita o não, é muito ciumento comigo. Sei que ele não tem culpa. Apesar de ter personalidade forte, quem o cria sou eu. Ando num estado de nervos que não consigo dar atenção, acabo brigando e falando alto. Estou errando demais e não sei como consertar. E ele só tem três para quatro anos. Tudo isso me fez deixá-lo um pouco de lado, o cansaço me fez fazer vontades, e agora não sei como controlar. O pai tem ficado um pouco mais com ele, mas muitas vezes não tem paciência e não ajuda muito na educação. Às vezes, se eu não estiver perto, obedece mais ao pai do que a mim. Ou seja: o problema sou eu. Tento fazer tudo certo, mas só erro. E sem minha mãe querida por perto para me aconselhar não sei se consigo. Me ajudem, por favor.

Resposta: Prezada, nos momentos de angústia e de grandes dificuldades, devemos manter a calma, elevar os pensamentos e raciocinar sobre qual a melhor alternativa a adotar para solucionar ou minimizar a situação. Portanto, não se desespere, mantenha-se equilibrada emocionalmente, para usar a razão e o bom senso e conseguir um final feliz para tudo isso.

O melhor a fazer, ao deparar-se com sofrimentos e decepções, é recolher-se a um lugar tranquilo e silencioso, refletir longamente, fazer sua autoanálise com critério e bom senso e ler com muita calma e atenção a Orientação de Luiz da Mattos, inserida no livro Prática do Racionalismo Cristão, 13ª edição, para fortificar-se e entender como proceder diante dos reveses.

“Quando sentirem o ânimo fraquejar, quando perceberem que a vontade se abate e o desânimo tenta envolvê-los, elevem o pensamento, desprendam-se de tudo que possa perturbá-los e procurem, dentro de si mesmos, a serenidade, a paz e a conformação de que carecem, para enfrentar e suportar as vicissitudes da vida.”

Uma observação que pode ajudá-la: ninguém está sozinho no mundo, todos estamos inseridos num oceano vibratório que nos vai ajudar a levantar o ânimo, permitindo-nos superar as dificuldades às quais estamos sujeitos, ou nos vai desanimar empurrando-nos para sensações de derrota.

Há uma lei natural e imutável a que todos estamos sujeitos: a lei da atração. Essa lei nos põe diante do seguinte fato: quando pensamos negativamente (como você está fazendo), estaremos em sintonia com ondas vibratórias que se harmonizam com nossos pensamentos negativos, o que nos derruba e desanima, mas também nos alerta para o fato de que está em nossas mãos harmonizarmos nossos pensamentos com ondas vibratórias que nos enchem de energia para lutar e vencer todos os reveses que encontrarmos. Deixe de lado todos os pensamentos negativos que a assombram.

Releia o que nos escreveu para dar-se conta de como está mergulhada num mar tormentoso de pensamentos destrutivos, atraindo para si tudo o que há de negativo a cercá-la: sentimento de culpa, de incompetência, de incapacidade de fazer algo em benefício seu, de sua mãe, de seu filho. São esses pensamentos e sentimentos que destroem sua capacidade de se acalmar a ponto de poder raciocinar com ânimo elevado e observar quanto de positivo existe ao seu redor.

Já pensou no exemplo que está dando ao seu filho, entregando-se ao desespero, ao descontrole que abalam a confiança que ele deposita na mãe? Ao invés disso, poderia estar dando a ele a necessária lição de que temos condições de tudo enfrentar e vencer. Só de pensar assim, já estará reformulando seus pensamentos e construindo bases para mudar sua vida de forma a conquistar a paz de espírito e a energia necessária para ser feliz, apesar de enfrentar problemas.

Quanto à ausência de sua mãe, que é natural sentir, por que não confiar em tudo o que aprendeu com ela e mostrar a ela que criou e educou uma filha forte, com energia para seguir os conselhos que ela sempre lhe ofereceu?

Voltamos a lembrar: a lei da atração não falha. Pense positivamente, conheça e use seus atributos espirituais para enfrentar e vencer os reveses que poderão servir para você descobrir a força que é.

Com certeza, encontrará nos ensinamentos espiritualistas explanados pela filosofia Racionalismo Cristão tudo o que precisa saber para ampliar seus conhecimentos sobre a vida espiritual e, dessa forma, usar melhor seu livre-arbítrio para fazer escolhas acertadas em todos os momentos de sua existência terrena, em proveito de seu próprio espírito e dos espíritos de sua mãe, de seu filho e de todos que a conhecem.

Leia as obras indicadas, dedique-se com seriedade à prática da limpeza psíquica diária em seu lar. Construa um ambiente forte, saudável ao seu redor. Assim estará ciente de que não estará sozinha e desamparada em sua vida terrena.

Se não conhecer e nada souber sobre a prática da limpeza psíquica, não hesite em procurar-nos para ajudá-la. Também seria aconselhável você participar das reuniões de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual realizadas nas casas racionalistas cristãs.