Nos momentos difíceis é hora de reagir

Há pessoas que se ligam demasiadamente aos sofrimentos, reveses, infortúnios e desatinos humanos divulgados atualmente pelos meios de comunicação, a ponto de se entristecerem de tal forma que passam a enxergar a vida desprovida das cores que avivam o semblante ao criarem quadros mentais fluídicos carentes de energia espiritual.

É o momento em que as pessoas espiritualmente enfraquecidas devem reagir. Um bom começo é procurar entender o próprio comportamento, analisando os pensamentos e sentimentos, a forma como lidam com as situações cotidianas e tratam os semelhantes. Reconhecendo o que trazem no âmago, os valores que revelam a essência que são como espíritos em evolução na Terra, estarão aptas a ser melhores a cada dia ao reconhecerem que os desejos e as ambições, os atrativos materiais e tudo que a maioria dos seres humanos pensa ter valor real não passam de ilusões efêmeras da vida, pois nada acrescentam ao patrimônio espiritual.

Ao longo da existência, o ser humano enfrenta situações que provocam o uso dos atributos espirituais, seja do raciocínio para encontrar soluções adequadas aos problemas por que passa, do domínio próprio que assegura o controle íntimo que evita as atitudes impensadas ou do equilíbrio psíquico revelador de bom comportamento. Como utilizar de forma adequada esses e tantos outros atributos com tranquilidade espiritual? Isso só é possível com o estudo da espiritualidade.

O esclarecimento espiritual recomenda educação, disciplina e vontade no governo dos pensamentos e o entendimento das leis evolutivas, pois a falta de sua compreensão é motivo frequente de desequilíbrios psíquicos. Depende, então, do conhecimento da espiritualidade o melhor aproveitamento da existência. Ao deixar este mundo de escolaridade, o espírito, já desprendido da matéria física, retorna progressivamente ao seu mundo de estágio, onde analisa detidamente as existências anteriores, especialmente a que findou.

Dessa análise crítica, sempre auxiliado por Forças Superiores de maior evolução, o espírito decide agregar ao conjunto de qualidades morais que já possui os valores espirituais que desenvolveu na passagem mais recente pela Terra, definidores de ascensão à classe evolutiva imediata. Se ainda restarem atributos e faculdades a serem aprimorados, novo planejamento é feito em campo astral e a ser concretizado no plano físico, submetendo-se, outra vez, ao processo evolutivo que a realidade terrena exige.

A sequência evolutiva é sempre progressiva, até que o espírito não mais necessite dos ensinamentos que o planeta-escola Terra pode oferecer ao seu crescimento. Daí por diante, irá buscar as fontes de sabedoria existentes nos campos superiores da espiritualidade.

Como é bela e rica a evolução das emanações da Inteligência Universal! Os seres humanos não podem ficar ligados às miudezas deste mundo, submissos às paixões e a todos os excessos, como o sentimentalismo exagerado. O espírito é inteligência, é vida, é poder criativo e realizador. Logo, todos têm força espiritual para lutar e vencer. Para bem aproveitar a estada neste mundo basta que disciplinem o viver e tenham pensamentos elevados, ligando-se às correntes vibracionais do progresso.