O sentimento de nostalgia

Nostalgia é um tipo de sentimento de saudade associada principalmente a um estado de profunda tristeza causado pela falta de algo. É uma sensação de saudade ligada à lembrança de um momento vivido no passado ou a pessoas que estão distantes. É um sentimento de melancolia que as pessoas sentem quando estão muito distantes de sua terra natal e sentem saudades do lar e do ambiente em que viveu com seus familiares e amigos de infância.

Etimologicamente, a palavra nostalgia deriva dos termos gregos nostós (que significa regresso à casa) e álgos (que significa dor). Mais tarde, em 1688, o termo nostalgia foi usado por soldados suíços que, estando em guerra, sentiam uma vontade danada para voltar para suas casas. Portanto, a nostalgia significa tristeza profunda ou melancolia que sentimos por estar longe no tempo ou de um lugar, pessoas ou coisas. A nostalgia provoca vontade muito forte de voltar a esses momentos e lugares ou de estar com algumas pessoas com quem convivemos no passado.

A nostalgia pode gerar comportamento anormal em indivíduos que foram afastados da sua terra natal ou separados da sua família. Há forte desejo de regressar à pátria ou de rever os seus familiares. É um sentimento semelhante à saudade que tende sempre a aumentar.

Em algumas situações, a nostalgia pode estar associada a momentos de felicidade vivenciados em determinado período da vida; outras vezes, quando da morte de algum familiar, pode gerar uma tristeza profunda.

O estado de nostalgia é produzido   também através da lembrança da infância, principalmente quando, como criança, foi muito feliz, com brincadeiras e jogos, enfim, com tantas outras coisas que soube aproveitar como muita alegria nessa fase da vida.

É interessante notar que muitos pesquisadores da dor descobriram que a ocorrência de nostalgia, com muita frequência, serve para atenuar ou eliminar os sintomas de certas dores. Isso acontece comumente com pessoas otimistas.

Nostalgia coletiva. A nostalgia ocorre não só com lembranças individuais. Ocorre, também, com várias pessoas afins que se conheceram desde tenra idade, quando, depois de longo tempo sem se verem um ao outro, se encontram no presente e rememoram suas lembranças de cenas que marcaram suas vidas no passado. O mesmo se dá, por exemplo, com um casal quando, revendo conjuntamente um álbum de fotografias, observa fotos de namoro, noivado, casamento ou de filhos quando estavam em sua infância. O mesmo pode-se afirmar de vídeos. O grande segredo é reviver cenas de muita alegria e felicidade, nunca de tristezas, mágoas e ressentimentos. Os erros e desentendimentos do passado precisam servir apenas para aprendizagem evolutiva.

Além das lembranças individuais, há também a recordação dos produtos culturais da época (músicas, filmes, bandas musicais etc.), criando uma identidade nostálgica entre pessoas de mesma idade. É importante referir que a nostalgia é um sentimento significativo na vida das pessoas. Não é por nada que as livrarias estão cheias de publicações dedicadas às lembranças das novelas, propagandas e produtos de antigamente. Sem falar que a economia da nostalgia também impulsiona festas temáticas dedicadas às músicas de décadas passadas e à assistência de filmes de desenhos animados e seriados antigos.

A nostalgia é um sentimento de saudade e surge da percepção de que não é possível reviver certos momentos da vida; mas lembrar, pode! Estudos mostram que a maioria das pessoas acredita que os anos ou décadas passadas eram melhores do que os dias atuais. Recordar vivências é sempre prazeroso numa roda de velhos amigos. Uma espécie de terapia caseira com gente da sua idade que passou por experiências semelhantes às que você vivenciou.

É, também, uma sensação boa relembrar com o esposo ou com a esposa os primeiros anos de namoro, o nascimento dos filhos, a vida dura do começo de casado, enfim, falar do que se passou há muito tempo. Mas as lembranças não devem servir para reavivar antigas mágoas, ressentimentos, ou até mesmo lançar luz sobre fracassos. A não ser que seja para avaliar a caminhada e perceber como a gente se saiu a partir dos desacertos, considerando que esses serviram para nos tornar melhores como seres humanos. Conforme disse o escritor e poeta Mario de Andrade (1984-1945), “O passado é lição para meditar, não para se reproduzir”. Esse poeta foi um dos que formaram o “Grupo dos Cinco” do Movimento Modernista em 1922, juntamente com Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Menotti del Picchia.

Existe diferença entre a saudade e a nostalgia. A saudade sempre está contida dentro da nostalgia, mas a recíproca não é verdadeira. A saudade é o que você sente ao lembrar-se de situações por que já passou, pessoas e momentos de felicidade que você vivenciou, enquanto à saudade soma-se a nostalgia, que deflagra um sentimento adicional ao que foi vivido melhor do que o que a vida oferece no presente momento. Fica claro, então, que a nostalgia é a tristeza que nos invade ao nos lembrar do passado e querer voltar, sabendo que não podemos voltar no tempo. Fica, também, entendido que a saudade não é necessariamente triste.

Sempre a saudade. A pessoa nostálgica é aquela que relembra o passado muitas e muitas vezes ao longo de sua vida, sempre com o sentimento de saudade e tristeza associado por não poder mais viver aquele momento. Vale lembrar que a nostalgia está presente na maioria das pessoas, pelos filmes, músicas, shows musicais, festas, e outras formas de arte que direcionam as pessoas para uma boa lembrança do passado. Daí por que uma cena, um personagem ou uma fala basta para deixar a pessoa na nostalgia.

Não deixe a nostalgia transformar ou se tornar recorrente e você passar a viver no passado, afastando-se da sua vida real no aqui e agora, vivendo de ilusões e quimeras que não voltam mais. É necessário sempre recorrer à coragem e viver no aqui e agora. Se essa fixação no passado ocorrer achando que não terá mais chances do que já teve no passado, você estará em maus lençóis e vai necessitar de ajuda psicológica. Por melhores que foram suas experiências no passado, elas não se esgotaram e muitas oportunidades para preencher sua vida estarão por vir. Lembre-se que para quem quer progredir e evoluir o mundo-escola Terra oferece imensas oportunidades.

Para terminar, sabendo usar, lembre-se que a nostalgia é boa e reconfortante porque consolida nossas reminiscências do passado e as fundamenta para acertar mais na vida presente com os erros que praticamos no passado e deles precisamos tirar bom proveito na vida atual.