O significado e os ensinamentos dados pelo Racionalismo Cristão

Tenho 70 anos e há 50 sou estudante sobre relacionamento humano, a minha vida interior, desvendar tanto quanto possível os mistérios da vida. A partir de certo momento percebi que, se eu quisesse avançar, teria de fazer esse caminho sem me deixar condicionar por dogmas nem doutrinas. Percebi que todos precisaremos avançar por caminhos quase desconhecidos, o caminho das pedras se necessário, chegar àquele momento em que percebemos que só o amor é real e o resto são “distrações”. Compreendi e sei coisas de índole espiritual que não poderia imaginar, encontrei tantas respostas e, com elas, percebi a enormidade da minha ignorância humana. A razão desta mensagem reside no fato de sofrer de depressão crônica, resistente aos antidepressivos. Sou há muitos anos inadaptado a esta vida, suicidário, e sobretudo profundamente infeliz. Podem ajudar, por favor?

Resposta: Prezado, lamentamos que você não tenha posto em prática o que estudou, não tenha enveredado pelo caminho do amor, que é construído pelo conhecimento de nós mesmos como espírito e matéria, e nos leva a concluir que com amor supera-se qualquer obstáculo, porque onde existe amor próprio não há lugar para maus pensamentos nem para sentimentos depressivos e suicidas que, na verdade, são privativos de pessoas desconhecedoras da verdadeira razão para a existência humana.

No entanto, você tomou a decisão certa ao contactar-se conosco, para entender melhor o que é o Racionalismo Cristão, embrenhar-se em nossa disciplina fortalecedora, reagir e tornar-se um indivíduo corajoso, determinado, persistente e pronto para abraçar o mundo com amor incondicional, e entender a verdadeira razão de encontrar-se neste planeta-escola, lutando contra os infortúnios do dia a dia, em busca de aperfeiçoamento espiritual.

Inicialmente vamos apresentar-lhe a obra básica e essencial ao entendimento desta Filosofia, que é o livro intitulado: Racionalismo Cristão, que em sua 46ª edição contém assuntos de grande valor filosófico, moral e espiritual, além de ilustrações que permitem visualizar e compreender melhor como é a vida fora da matéria. Do capítulo chamado Traços gerais extraímos algumas orientações, para sua reflexão:

“O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que trata da evolução espiritual dos seres humanos. Explica, por meio da razão e do raciocínio, o que somos e o que fazemos na Terra.”

Por partes. “Racionalismo Cristão expressa a conjugação de dois conceitos norteadores que revelam todo o seu conteúdo filosófico. O primeiro ─ Racionalismo ─ está ligado ao procedimento dentro do raciocínio, da lógica e da razão. Temos de buscar a razão mediante a ação do raciocínio ou do pensamento bem orientado.”

“O raciocínio, trabalhado com profundidade e esmero, é esclarecedor, quando elevado, e seu uso criterioso é prática que conduz a conclusões acertadas sobre a vida. Raciocinar com consciência é promover bases sólidas para alcançar as convicções verdadeiras, é desvendar, é encontrar o que se procura no emaranhado das ideias. O segundo conceito ─ Cristão ─ associado a Racionalismo, completa o sentido da filosofia racionalista cristã: um código de conduta que reúne princípios espiritualistas e preceitos do cristianismo como base do humanismo moderno. Quando dizemos código de conduta, referimo-nos ao procedimento honrado da pessoa perante a coletividade e a si mesma.”

“O ser humano honrado é prudente, moderado, valoroso e justo. Ser racionalista cristão é viver a vida terrena sob normas espiritualistas do mais alto padrão. É saber preparar a vida presente e futura como pessoa esclarecida, consciente das suas condições espirituais.”

“O Racionalismo Cristão é um conjunto de ensinamentos espiritualistas, porque transmite ao ser humano o conhecimento de si mesmo, sendo capaz de mostrar-lhe o que há de mais importante e fundamental ─ o próprio eu ─ remoto, presente e futuro, de que dependem a saúde, o bem-estar, a felicidade, e, com isso, um mundo menos agressivo e intolerante, mais justo e compreensivo. A filosofia racionalista cristã ensina que todos os atos de nossa vida decorrem do emprego do livre-arbítrio, faculdade espiritual orientada pelo raciocínio e controlada pela vontade.”

“Então, de acordo com a forma de pensarmos assim seremos; o que de mal desejarmos ao próximo a nós mesmos estaremos a desejar; e o que de bem fizermos, em nosso benefício redundará, pois seremos o que quisermos ser. Ensina, portanto, a não cultivarmos sentimentos de ódio, inveja ou malquerença.”

“O Racionalismo Cristão, sem outro interesse que não seja o de despertar a humanidade para a realidade da vida, propõe-se a transmitir aos seres humanos os esclarecimentos de que necessitam para alcançar uma condição espiritual mais clara que facilite o seu viver.”

Autoconfiança. “Os estudiosos do Racionalismo Cristão aprendem a confiar em si mesmos, na sua capacidade moral e no poder da vontade para lutar e vencer. Não são, por isso, adoradores, nem pedinchões, nem lamuriosos. Sabem que são grandes os obstáculos que surgem, a cada passo, no caminho da vida, mas que os poderão vencê-los com os próprios recursos espirituais de que dispõem.”

“Assim, faz-se necessário que cada pessoa cumpra o seu dever, realizando a parte que lhe compete, com a atenção, os olhos, a alma voltados para o fim principal da existência, que é a evolução espiritual.”

“Nos conceitos e princípios racionalistas cristãos consolidam-se orientações de comportamento íntegro para as pessoas que os queiram praticar. O conhecimento da vida real é um processo contínuo de estudo e reflexão. Por isso, o Racionalismo Cristão faz um apelo eloquente e constante ao estudo, ao raciocínio, à disciplina e ao trabalho, no sentido de que a humanidade compreenda a necessidade imperiosa de se entregar a perseverante esforço, para se tornar cada vez melhor e crescer espiritualmente.”

Estas e outras orientações sobre a vida espiritual você poderá encontrar na citada obra e nas demais editadas pela sede mundial do Racionalismo Cristão, que podem ser adquiridas em uma casa racionalista cristã, ou pelo site www.livrariarc.net.