Sou professora aposentada. Meu marido faleceu. Depois que ele faleceu tudo desandou. Eu e minha filha ficamos desorientadas, com ansiedade. Entrei nas dívidas, estou entre a cruz e espada. Não sei o que fazer. Devo IPTU da minha casa, devo à Receita Federal, não encontro saída para mim. Queria sumir, acabar com tudo, não aguento mais.
Resposta: Prezada, como você nos relata, após o falecimento de seu marido entregou-se ao desespero, ficou ansiosa, perdeu o controle sobre suas ações e ficou endividada. Está claro que sua situação atual (endividamento) é resultado do seu descontrole emocional.
Aprendemos no Racionalismo Cristão que devemos estar atentos aos nossos pensamentos e sentimentos, pois quando nos entregamos a estímulos negativos deixamos de usar atributos que temos e que nos ajudam a enfrentar e superar problemas da existência atual.
Temos atributos como inteligência, capacidade de raciocinar, força e coragem para resistir aos infortúnios. Entretanto, quando você diz que “acabou com sua vida”, “quer sumir” e “não aguenta mais” (observe como tudo é negativo e destrutivo), você está desistindo dos recursos que tem dentro de si para resolver os problemas.
Pensar é atrair, aprendemos ao estudar o Racionalismo Cristão, filosofia espiritualista que nos orienta sobre a melhor forma de conduzirmos nossa vida de forma a evitar ações que nos tornam infelizes. Toda dívida pode ser negociada. Procure os órgãos públicos onde estão suas dívidas para mostrar seu desejo de pôr a vida em dia e pergunte de que forma você pode agir. Pode ter certeza de que encontrará caminhos para solucionar os problemas.
Como vê, depende de ações positivas de sua parte para que soluções surjam. Resolver o problema não será possível enquanto você estiver mergulhada nesses sentimentos e pensamentos tão destrutivos.
A primeira coisa que podemos aconselhar a você é que busque conhecer-se melhor, descobrir suas capacidades para poder usá-las. Esse conhecimento será muito benéfico a você, não só neste momento de aflição, mas em toda sua vida futura. Você saberá como ter confiança em si mesma, o que é essencial também para você mudar totalmente sua vida, construindo bases para tranquilidade futura, para conquistar a paz de espírito que lhe falta neste momento difícil.
Caso se interesse, indicamos a leitura do livro Racionalismo Cristão, em sua 46ª edição.
Suas ações resultarão no enfrentamento e superação dessas dificuldades. Tudo depende de você. O Racionalismo Cristão mostra-nos caminhos, mas somos nós que devemos trilhar esses caminhos para alcançar a felicidade relativa que podemos conquistar na atual vida terrena. Nós somos capazes. Basta termos consciência de nossas forças para usá-las adequadamente.