Observam-se ainda na Terra muitos conflitos de opinião, que levam a desentendimentos, mágoas e rancores, que tanto contribuem para a desarmonia entre os seres humanos, provocando até guerras entre nações, quando o razoável seriam atitudes em âmbito global de respeito, tolerância, compreensão e de amor ao próximo.
Esse comportamento equilibrado, porém, deve partir de cada pessoa. É necessário que os seres humanos troquem ideias sem tentar impor suas opiniões e sem julgar quem quer que seja, mas ao contrário. É fundamental terem um diálogo racional que acomode os interesses individuais e atenda às conveniências coletivas.
Em razão de os seres humanos serem espíritos em evolução de posse de um corpo físico a cada existência neste mundo, aqueles que têm atitudes comedidas e coerentes em suas vidas já revelam maturidade espiritual suficiente para se ligarem às correntes vibracionais de pensamentos e sentimentos positivos e saudáveis que percorrem a atmosfera fluídica da Terra em todas as direções e, por essa razão, dão exemplos de ponderação, moderação, bom senso, honradez e dignidade a todos com quem convivem.
Nenhum ensinamento é mais significativo do que o bom exemplo, pois ele influi no comportamento das pessoas ao redor ao constatarem que é possível agir com dignidade, grandeza e consciência espiritualmente esclarecida. Os seres humanos inseguros, que não acreditam em si mesmos, na sua capacidade de enfrentar e superar dificuldades, de encontrar soluções adequadas para os problemas da vida revelam seu desconhecimento a respeito da espiritualidade.
Então, é importante que todos despertem para a espiritualidade com a maior rapidez possível, pois o conhecimento, a compreensão e o cumprimento das leis evolutivas, sobretudo da lei de atração e da lei de causa e feito, possibilitam terem vida construtiva, proveitosa e tranquila, agregando valores morais ao capital espiritual a ser aumentado a cada existência.
Tudo que o ser humano aprende e constrói com a prática do bem no dia a dia fica eternamente agregado à sua memória espiritual e serve de apoio ao processo evolutivo a cada passagem pela Terra. Por isso, ninguém deve esmorecer diante das dificuldades naturais do viver, mas enfrentá-las e vencê-las usando os saberes existenciais já conquistados em vivências passadas e registrados no subconsciente.
Sendo assim, os livros editados pela sede mundial do Racionalismo Cristão muito ajudam os leitores no crescimento espiritual, pois essas obras literárias contêm ensinamentos valiosos a serem estudados com atenção reflexiva e postos em prática no cotidiano. Psiquicamente fortalecidos, todos ficarão habilitados a enfrentar e superar qualquer situação adversa por que passem.
Portanto, a espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão — a que é não só divulgada e praticada nas reuniões públicas presenciais das casas racionalistas cristãs, mas também dá embasamento teórico às respostas dos orientadores das reuniões públicas realizadas a distância das perguntas encaminhadas por seus participantes à sede mundial do Racionalismo Cristão — é o melhor caminho evolutivo a ser percorrido pelos seres humanos para, no plano físico, alcançarem os objetivos que planejaram em seus campos astrais de estágio espiritual.