Muitas pessoas perdem a confiança em si mesmas ao deixarem de acreditar no seu potencial criativo e realizador e, de certa forma, no próprio raciocínio como valioso atributo espiritual para analisar os problemas cotidianos e encontrar soluções adequadas. Nessa condição de abatimento mental, espíritos que permanecem na atmosfera fluídica da Terra depois que perdem seus corpos físicos podem delas se aproximar e intuir ideias de fracasso, descontentamento ou de tristeza, dificultando ainda mais suas vidas e levando-as a transtornos psíquicos, como estresse, ansiedade ou depressão.
É importante que as pessoas, ao se preocuparem apenas com diversões fúteis e coisas sem qualquer valor real, compreendam ser a vida na Terra não esse mar de rosas imaginado. Quem está neste mundo de escolaridade tem grandes responsabilidades não só em relação à própria evolução espiritual, mas à família, aos compromissos profissionais e aos assumidos junto à sociedade em que vive, o que não quer dizer que, ao ter um viver consciente, harmônico e equilibrado, não usufrua de momentos prazerosos e saudáveis, tanto ao físico quanto à mente.
Sendo assim, todos têm a obrigação de colocar-se no lugar dos demais seres humanos para os compreender no convívio diário, sendo solidários e tolerantes ao formarem ambientes harmônicos e espiritualmente saudáveis, onde prevaleçam o respeito mútuo e os bons exemplos. Cresce em espiritualidade quem assim age no dia a dia.
Logo, é igualmente importante não julgarem os semelhantes, pois cada um tem suas nuanças de caráter e de personalidade, pois esse somatório evolutivo depende: o caráter, do nível espiritual que já possua e, a personalidade, da educação que teve dos pais e do aprendizado que recebeu nos bancos escolares e do que a própria vida ensinou com o passar dos anos, um acúmulo de sabedoria para o qual muita gente que o possui não está atenta ao deixá-lo de lado no viver cotidiano.
Dessa forma, vale a pena estudarem a espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão nas casas racionalistas cristãs, nas mídias sociais próprias, nos grupos de estudo e nos livros editados por sua Sede Mundial. Os reveses, e seus decorrentes sofrimentos, sempre ocorrerão na vida das pessoas, mas é possível enfrentá-los e os superar com raciocínio lúcido e força de vontade, uma coerente sugestão que fazemos a todos e a ser transmitida aos familiares e amigos.