Perfil de Luiz de Mattos, criador da filosofia racionalista cristã

Humanista simples, defensor de causas justas, com qualidades morais e espirituais superiores, que lhe valeram imenso prestígio e reconhecimento dentro e fora do Brasil, permaneceu como um espírito altamente evoluído. 

Ateu na primeira fase da sua vida, só se interessou pelo espiritualismo aos 50 anos e em pouco tempo estudou, escreveu e pôs em prática o Racionalismo Cristão, esta filosofia espiritualista e esclarecedora sobre a finalidade da vida, esteada em princípios e fundamentos de que o Universo e tudo quanto nele existe é composto por Força e Matéria, subordinados às leis evolutivas que regem o Todo Universal: a lei das múltiplas existências, a lei de causa e efeito e a lei de atração. Este o perfil de Luiz de Mattos.

Assinala-se o Dia da Espiritualidade,  26 de Janeiro, data instituída pela Sede Mundial do RC em 2005. O racionalista cristão, em vários quadrantes deste plano físico, lembra a data e os beneméritos mestres da Espiritualidade Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, figuras humanitárias incontornáveis, obreiros de tão valioso instrumento do saber, hoje colocado à disposição das pessoas, sem dúvida, um marco histórico, em que a bandeira do Racionalismo Cristão está hasteada em quase todas as partes do mundo, para que todos possam sentir no âmago a grandeza e a profundidade dos feitos desses grandes vultos que passaram pelo mundo.

Filosofia das filosofias que, apesar de muito jovem, tem levado o fortalecimento, esclarecimento e espiritualização aos povos por quase toda parte deste planeta-escola e que, mesmo assim, se tem evidenciado entre as muitas filosofias milenares, mas essas pouco ou nada esclareceram essa vasta humanidade sobre as lides espirituais.

As palavras são de Antero Filipe dos Santos, dirigente-geral da Filial Ilha de São Vicente do Racionalismo Cristão e representante regional  da Sede Mundial, para as Ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau, pronunciadas na comemoração do Dia da Espiriualidade na Filial São Vicente, Cabo Verde.

Disse, ainda, o orador: Pedimos a paciência dos senhores para citarmos uma passagem referindo-se a Luiz de Mattos, quando iniciou os seus estudos para escrever o Racionalismo Cristão, na segunda década do século passado. Dissemos isso em outras ocasiões, isto é, nas solenidades do Dia da Espiritualidade realizadas nesta Casa. E não nos cansamos de dizer isso, em outras ocasiões, porque é histórico: “Luiz de Mattos, fundador e escritor desta filosofia espiritualista, nasceu em Portugal, em Janeiro de 1860 e faleceu em Janeiro de 1926, no Brasil, aos 66 anos de idade. Portanto, amigos, podemos dizer que janeiro é um mês histórico e riquíssimo para assinalar eventos de realce para a família racionalista cristã, festejando com notoriedade esta data em todas as casas racionalistas cristãs, em nível mundial.

Senhoras e senhores, a afluência nesta nova era da expansão do Racionalismo Cristão às reuniões públicas e hoje a distância, instrumentos que dão visibilidade a esta filosofia espiritualista, constitui grande estímulo para a militância e os assistentes desta Casa e de outras, mormente quando ela está lotada, o que nos permite dizer que o Racionalismo Cristão, ganhou maior projeção em âmbito mundial, confirmada através das mídias sociais divulgadas no seu site, www.racionalismocristao.org, o que atesta afirmar que essa visibilidade tem tido o seu impacto por trazer para essas reuniões maior número de assistentes, ávidos do esclarecimento sobre matéria de teor espiritual, o que é para nós motivo de muita satisfação e alegria espiritual.

Regozijamo-nos ainda mais pelo fato de vermos entre os assistentes, moças e moços nesta caminhada frequentando com assiduidade as nossas reuniões espiritualistas, sob o respaldo do Astral Superior; jovens que são a esperança desta filosofia espiritualista, porque, afinal, ela há de prosseguir sempre e sempre neste processo, para o grande papel que lhe foi reservado neste planeta na condução dos povos, transmitindo-lhes mais conhecimentos e esclarecimentos espirituais que permitam a todos um viver saudável num mundo que se quer cada vez mais estável e melhor em todos os aspectos – espiritual, social e econômico.