Por que racionalismo e por que cristão

Gostaria de saber se vocês são espíritas e por que cristão se vocês não seguem Cristo. Gostaria de receber um livro. Obrigado. 

Resposta: Prezado, parabéns, tanto pelo questionamento, quanto pelo seu interesse em estudar a espiritualidade. Para responder a sua pergunta não haveria definição melhor do que a contida no livro que você demonstra interesse em adquirir ou seja: o livro Racionalismo Cristão, 45ª edição, no tópico Traços gerais:

“O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que trata da evolução do espírito. Explica, através da razão e do raciocínio, o que somos e o que fazemos no planeta-escola que é a Terra.”

“Racionalismo Cristão expressa a conjugação de dois conceitos norteadores que exprimem todo o conteúdo filosófico da Doutrina.  O primeiro – Racionalismo – está ligado ao procedimento dentro do raciocínio, da lógica e da razão. Temos de buscar a razão através da ação do raciocínio ou do pensamento bem orientado. O raciocínio, trabalhado com profundidade e apuro, é esclarecedor, quando elevado, e seu uso criteriosamente esmerado é prática que conduz a conclusões acertadas sobre a vida. Raciocinar com consciência é promover bases sólidas para alcançar as convicções verdadeiras, é desvendar, é encontrar o que se procura no emaranhado das ideias.”

“O segundo conceito – Cristão – associado a Racionalismo, completa o sentido revelador da Doutrina: um código de conduta que reúne princípios espiritualistas e preceitos do cristianismo.  Quando dizemos código de conduta, referimo-nos ao procedimento da pessoa perante a coletividade e a si mesma. Ser cristão é ser honrado, e o ser humano honrado é prudente, moderado, valoroso e justo.  Ser racionalista cristão é viver a vida terrena sob normas espiritualistas do mais alto padrão. É saber preparar o espírito para a vida presente e futura como ser esclarecido, consciente do seu estado e das suas condições espirituais.”

“O Racionalismo Cristão é um conjunto de ensinamentos espiritualistas completo, porque transmite ao ser humano o conhecimento de si mesmo, sendo capaz de mostrar-lhe o que há de mais importante e fundamental – o próprio eu – remoto, presente e futuro, de que dependem a saúde, o bem-estar, a felicidade, e, com isso, um mundo menos agressivo, menos intolerante, mais justo e compreensivo.”

“Hoje, como no passado, todos que estudam os problemas e os conflitos humanos sabem que a educação espiritual poderá fazer de cada pessoa um ser pacífico e honrado.  Para isso, entretanto, há necessidade de apagar do senso comum o irrealismo em que que vivem muitas delas.  É indispensável que se desfaçam das ideias e dos ensinamentos inexatos sobre a existência, que tanta confusão têm produzido naquelas que buscam o entendimento dos fatos transcendentais da vida.”

“É triste que isso ainda aconteça, uma vez que de posse de tão úteis e necessários, de tão valiosos e imprescindíveis conhecimentos, não andaria o ser humano, há muito tempo, a querer proteção e amparo de supostos entes de natureza divina, porque teria aprendido a confiar em si próprio e a buscar amparo e proteção no poder imenso e invencível da sua força de vontade e dos seus bons pensamentos.”

Além do que está contido nesse livro, que pode ser lido gratuitamente por empréstimos minutos antes de iniciar uma reunião pública de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual em uma casa racionalista cristã, você recebe um livreto explicativo da filosofia racionalista cristã ao entrar pela primeira vez numa dessas Casas. Por isso o convidamos a assistir a essas reuniões.

Nos primeiros sete minutos da reunião você estará mentalmente participando da limpeza psíquica, prática salutar de higiene mental que consiste nas irradiações dirigidas ao Astral Superior, composto de espíritos que já ultrapassaram todas as etapas de evolução terrena e se dedicam em plano astral a beneficiar a humanidade sem que para isso tenhamos que implorar ou adorar.

 

Seja forte e domine sua mediunidade 

Recebi muitos conselhos de pessoas do Racionalismo Cristão, mas tenho muitas dúvidas sobre o que se passa comigo. Faço as irradiações pelo áudio, e estou lendo o livro Racionalismo Cristão. Há dias que estou bem, vou para o trabalho, me alimento bem, estou feliz. Mas em outros, com muita frequência acontece no trabalho ou quando estou em alguma atividade saudável com amigos. De repente começo a me sentir mal e vêm à minha mente com coisas como “grite alto, grite alto, corra, corra”. Dá medo de enlouquecer, sinto medo de não conseguir controlar e seguir o que chega à mente. O que está acontecendo comigo? Algumas pessoas que me aconselharam disseram que existem inimigos de outras vidas. Nessa encarnação nunca fiz mal a ninguém, trabalho e não tenho vícios.

Resposta: Prezada, é preciso entender que esses pensamentos que lhe vem à mente de forma alguma podem dominá-la. Mas para isso é necessário que estabeleça uma reação, com atitude positiva de quem não os tema, como por exemplo: “Ah! Vocês estão aqui, mas eu não os temo, pois vocês não me pertencem”.  Faça isto com um sorriso nos lábios, sem qualquer medo; sem acreditar em inimigos de outras vidas.

É necessário ter essa convicção que você vai construindo pouco a pouco com a leitura das obras racionalistas cristãs, com a limpeza psíquica diária e com o entendimento da sua mediunidade.

Sim, você possui sensibilidade mais acentuada, por isso seria bom que entendesse um pouco mais sobre essa faculdade para aprender a dominá-la, estabelecendo uma disciplina em hábitos e costumes, como as que são orientadas na página 64 do livro: Prática do Racionalismo Cristão, 13ª edição. Leia esse capítulo, intitulado Mediunidade e médiuns.

Seja otimista, confie na sua capacidade de reação e nas Forças Superiores para receber eflúvios fortificadores.

Essa é a forma positiva de encarar aquilo que sente, e dominar a sua mediunidade.

  

Como tentar livrar alguém do vício

Tenho um irmão adolescente. Descobrimos recentemente que ele está usando maconha. Parou de estudar, não ouve ninguém. Gostaria de saber se a criatura já nasce com essa índole. Ele sempre apresentou comportamento rebelde. O que podemos fazer para auxiliá-lo?

Resposta: Prezada, sabemos que neste planeta-escola encarnam espíritos das mais variadas classes evolutivas, e muitos deles escolhem famílias detentoras dos conhecimentos prodigalizados pelo Racionalismo Cristão para terem chance de evoluir, mesmo que em pequenas doses, através dos exemplos recebidos. Daí a importância da luta pela recuperação do seu irmão, com calma, paciência, tato, inteligência e perseverança.

Procure conversar frequentemente com ele, mostrando-lhe que o caminho da ordem e do bem devem prevalecer sempre, mostrando-lhe, também, como deve proceder no lar, na escola ou em qualquer outro lugar, e não se canse de repetir as suas recomendações, para que elas se fixem na mente dele e proporcionem o resultado positivo esperado. Ninguém se modifica de repente, daí ser necessário saber esperar que ele reaja e entenda a importância de sua jornada terrena. Falta ao seu irmão coragem, força de vontade e, talvez, maturidade para reagir e livrar-se desse mau comportamento, que pode prejudicá-lo no futuro.  E a ajuda familiar, com compreensão e carinho, é muito importante, mesmo que aparentemente não surta os efeitos desejados.

Não pense que os seus conselhos são inúteis.  Erga a cabeça e lute com galhardia, na certeza de que está cumprindo o seu dever, e um dia ele irá entender que as suas orientações são para o bem dele.