Presidente da Filial Den Haag transmite o cargo ao sucessor

Em reunião cívico-espiritualista que se seguiu à reunião de limpeza psíquica, em 20 de agosto de 2021, os presentes à Filial Den Haag do Racionalismo Cristão assistiram à posse de Orlando Firmino Lopes na direção-geral da Casa, em substituição a Joaquim Alberto Neves.

Na direção dos trabalhos, o representante regional, Vitorino Chantre, leu a mensagem enviada pelo presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, ao dirigente-geral que passava o cargo a seu sucessor.

Vitorino Chantre  destacou o reconhecimento do trabalho realizado na Casa durante o período de 25 anos que Joaquim Neves esteve à frente dela, com muita dedicação, amor e carinho, tanto pela filosofia racionalista cristã como pelos abnegados companheiros. Ao mesmo tempo, fez ao novo dirigente-geral e sua esposa votos de muita saúde e  coragem “para enfrentar essa luta que só traz benefícios à  humanidade”.

Ao lado de Vitorino Chantre, à cabeceira da mesa do estrado, Joaquim Neves  passou o bastão a Orlando Lopes, e discursou fazendo um agradecimento. Em seguida Orlando Lopes também discursou.

Entre outros oradores, o dirigente-geral da Filial Rotterdã West, José Andrade, manifestou a satisfação de ter trabalhado com Joaquim Neves na Filial Den Haag e disse ter aprendido muita coisa com ele: paciência, tolerância, ponderação etc. E desejou ao novo dirigente, a quem ofereceu sua ajuda no que for possível, muita coragem.

Horacio Medina e outros companheiros fizeram votos de muita saúde e coragem para enfrentar o trabalho do Racionalismo Cristão. Todos os militantes presentes ofereceram ajuda ao novo dirigente-geral nos trabalhos a serem realizados na Filial.

Orlando Firmino Lopes, já como novo dirigente-geral, dirigiu-se aos militantes e frequentadores da Casa e aos visitantes com um discurso que aqui segue resumido.

Disse ele: Caros companheiros, como vocês sabem, o nosso dirigente-geral Joaquim Neves me entregou esta responsabilidade. Digo a vocês que não é só minha, mas de todos nós para que esta Casa possa estar com suas portas abertas e o Racionalismo Cristão continue nesta cidade.

Sabemos que Joaquim Neves não gosta de elogios, mas temos que destacar que em sua humildade é um grande homem, grande humanista, grande dirigente, grande conselheiro, grande pensador, que respeita o livre-arbítrio das pessoas. Vamos sentir muita falta dele e de sua esposa, Dona Fátima Neves, casal que tem dado tudo de si para esta Casa e para o Racionalismo Cristão nesta cidade de Haia.

Como disse Joaquim Neves, a idade está chegando e ele mora um pouco distante desta nossa Casa, daí ser muito difícil seu deslocamento, principalmente no inverno. Agradecemos à família Joaquim Neves por ter-se juntado a nós nesta Filosofia, por ter feito muito para o Racionalismo Cristão, e continua fazendo. Muito obrigado ao dirigente-geral Joaquim Neves, que vem sendo um grande exemplo para todos nesta casa racionalista cristã. À família Neves muita saúde e muita alegria.