Procure dar apoio a seu filho para pô-lo em bom caminho

Estou passando por uma situação muito difícil e gostaria de um esclarecimento. Moro numa cidade distante onde não tenho família, sou divorciada e meu ex-marido pouco contribui financeiramente para ajudar os dois filhos No momento não tenho condições de pagar um advogado. Trabalho muito para pagar as contas e eles terem plano de saúde e estudarem em escola particular. O mais velho, de 15 anos, está dando muito trabalho, não quer estudar, vive com muito sono, não acorda de manhã para ir para escola, eu fico chamando e acabo chegando atrasada no trabalho e fui advertida algumas vezes. Sinto que ele está me prejudicando, ele mente, eu vivo estressada, alterada, e já não me sinto bem perto dele, penso dar pro pai criar. O pai não é boa referência, pois não liga pra estudar, tem vícios, não tem disciplina. Mas a situação está ficando insustentável, de eu ter raiva do meu filho, não sei mais o que fazer. Ele chegou a ser expulso de uma escola por praticar bullying. Mal-educado com os professores só quer saber de jogo em celular. Não é essa a educação que eu dou.

Resposta: Prezada, entre pais e filhos precisa haver cumplicidade, uma relação de confiança mútua, e isto não se consegue da noite para o dia. Na verdade, esse relacionamento deve vir sendo construído desde o berço, onde os pais vão mostrando aos filhos os caminhos mais adequados para um viver disciplinado, metódico, honesto e voltado para o progresso material e para o esclarecimento espiritual.

Divorciada, você não tem o amparo do marido, portanto cabe a você orientar o filho. Procure dar todo o apoio ao seu filho, conversando com ele e mostrando a ele que o caminho da ordem e do bem devem prevalecer sempre. Oriente-o a ler as obras editadas pelo Racionalismo Cristão que sejam adequadas a sua idade, e ensine a ele praticar a limpeza psíquica, para que se prepare para seguir o rumo certo em sua jornada.

Mesmo que o seu filho tenha tendências ao mau comportamento, é possível melhorar a sua conduta, dando-lhe exemplos de carinho e respeito, fazendo-o ver que o bom trato com o semelhante faz parte da boa educação e dos bons modos.

Daí ser fundamental para a educação de uma criança um ambiente de paz, de harmonia, onde todos se respeitam, onde imperem a ordem, a união familiar, a solidariedade, a calma, a compreensão, enfim, onde os adultos ensinam às crianças, através dos seus exemplos, os princípios racionalistas cristãos, cuja síntese encontra-se ao final da obra Racionalismo Cristão, 45ª edição.

Sugerimos que você leia, com muita atenção, o capítulo 15, Família e educação de filhos, da obra citada, onde há orientações importantes para conduzir o seu filho nesse momento delicado de sua vida.

Aconselhamos, também, que você tenha constantes diálogos com o seu filho, mostrando-lhe os caminhos certos da boa educação, e que vá com frequência à escola onde ele estuda, converse com os professores e com os funcionários mais ligados a ele, verificando o ambiente dessa escola e o que é possível fazer para melhorar o comportamento do seu filho.

Também sugerimos a leitura do livro Caminhos certos, de Olga Brandão, onde você irá encontrar oportunas lições voltadas para a educação de crianças e de adolescentes.

Os livros citados e outros mais podem ser encontrados em qualquer casa racionalista cristã, e muitos deles podem ser adquiridos em nossa livraria virtual. Basta acessar www.livrariarc.net.

Ânimo forte e confiança em si e nas Forças Superiores que tudo irá melhorar. Pensamentos firmes e elevados, calma e paciência, são ingredientes necessários para reverter esse quadro apreensivo de sua vida. Pratique diariamente a limpeza psíquica no lar, nos horários disciplinares, de preferência com a participação do seu filho, e continue a levá-lo às reuniões públicas em uma casa racionalista cristã.

Esperamos que essa fase de desajuste psíquico tenha logo um fim, e que o seu filho continue a se preparar para ser um homem de valor, um autêntico racionalista cristão.