Projeto Jovens Cientistas em Belo Horizonte

Temos observado nas casas racionalistas cristãs a quantidade de jovens que chegam todos os dias. Os encontros jovens estão intensificando-se no Racionalismo Cristão, graças ao trabalho de presidentes e militantes que estão empenhando-se em prol do grande trabalho de mostrar uma realidade que faça sentido na vida desses jovens.

Temos observado também que o presidente Gilberto Silva tem mostrado seu empenho, para motivar e incentivar todas as Casas no mesmo sentido, e aos poucos todos vão conscientizando-se de que precisamos trabalhar as crianças e os jovens, para minimizarmos o sofrimento dos que se perdem nos sinuosos caminhos da vida e de pais que lutam para retirar os filhos de tais caminhos, isso quando não os perdem de vez, até mesmo para uma desencarnação prematura.

Na filial Belo Horizonte, acompanhamos a grande preocupação não só dos pais, mas até mesmo de jovens, que se sentem vulneráveis aos maus estímulos que lhes são oferecidos por pessoas inescrupulosas. Com o trabalho realizado com jovens, na Filial, os pais estão percebendo a imperiosa necessidade de conduzir os filhos dentro da doutrina racionalista cristã, que prima pela valorização dos seres humanos. Nada melhor do que começar isso o mais cedo possível.

Projeto No segundo semestre do ano passado, a Filial Belo Horizonte criou um projeto de iniciação científica, juntamente com a professora Cristiane Perônico, exatamente para os jovens estudantes com tendências voltadas para a área científica. Este foi um dos modos de atrair jovens do Ensino Médio com tais afinidades e habilidades.

Os encontros, as aulas teóricas ocorrem aos sábados em horários agendados de acordo com a disponibilidade da professora e dos alunos.

O projeto compreende quatro etapas, que vão sendo cumpridas à medida que cada passo seja dado com o devido sucesso.

Já está reservado o espaço para iniciar a construção do laboratório científico, que vai atender também o processo de iniciação científica da criança, de acordo com a faixa etária, dentro do Ensino Fundamental. Essa etapa, porém ainda não será para este ano, pois a prioridade da Filial são os jovens, que servirão de incentivo aos que ainda não sabem o que querem. Através da ciência serão mostrados a eles vários itens que são prejudiciais à saúde, principalmente as drogas, fumo, álcool.     Está sendo preparada uma equipe de jovens para auxiliar os que estão chegando. Através desse método, dirigentes, militantes e frequentadores da Filial esperam atingir os objetivos pretendidos.

Demonstração O secretário diretor das Escolas Estaduais de Minas Gerais, Vladmir Coelho, foi recebido em 10 de abril na Filial Belo Horizonte pela presidente, Lília Rodrigues da Silva Paiva, e pela professora Cristiane Perônico. Na visita, o secretário conheceu parte do projeto, que inclui visitas às escolas públicas, para que possam ser apresentadas palestras aos jovens, dentro de princípios filosóficos e científicos, utilizando uma linguagem simples, do jovem. As palestras tratarão, também, do campo do comportamental do jovem, a partir dos atrativos positivos de que eles gostam.

O diretor-secretário ficou muito interessado, e solicitou a formalização do processo e seu envio, para que pudesse ser repassado aos demais membros dirigentes do ensino, e de alguma forma, se possível, fosse feita uma demonstração em uma escola estadual. Nesse dia Vladmir Coelho fez questão de conhecer toda a estrutura da sede da Filial e mostrou interesse pela filosofia espiritualista.

O crescimento e a prosperidade da Doutrina está em todas as partes e casas racionalistas cristãs, onde houver pessoas dedicadas e abnegadas que queiram este crescimento, este avanço. É uma felicidade poder participar desta grande fase, pois tudo anda de acordo com as possibilidades, as aplicabilidades, desde que siga rigorosamente as normas e orientações do presidente Gilberto Silva, que tem feito um trabalho que muitos não percebem, mas quando ele concede autorização para aquilo que será bom para o crescimento da Doutrina, é esta a maior participação dele, pois sem respeito à hierarquia não se pode e nem se deve fazer nada, pois uma transgressão, pode levar a consequências e desastrosas. Porém, se não transgredimos, se somos sinceros nos nossos trabalhos, se apresentamos soluções, e não problemas, tudo é analisado e é concedida a autorização.