Vivo maritalmente com o pai do meu filho. No início da relação ele era um homem maravilho, marido exemplar, mas alguns meses depois começou a mudar e foi tornando-se controlador, agressivo e ciumento. Nessa época eu estava grávida, precisava de apoio mas tive que enfrentar aquele mar de dissabores sozinha. Consultei uma psiquiatra online e percebi que ele sofre de um transtorno psiquiátrico, mas se nega a procurar ajuda, não admite ter problemas, diz que eu é que sou doente e me acusa de outras coisas mais.
Tento manter bom ambiente em casa: higiene física e mental, bom humor etc. Depois de muito sofrimento percebi que ele, às vezes, fica fora de controle, delira, incorpora, sai da realidade. Tenho algum conhecimento da vida espiritual e deduzo que ele possa ter mediunidade não desenvolvida. Tenho tentado ajudá-lo, mas está muito difícil, sou constantemente agredida psicologicamente.
Ele é egoísta, vingativo, manipulador, individualista, apático etc., mas só comigo, com pessoas de fora ele é um amor de criatura. Eu me ponho a pensar: será mediunidade ou narcisismo? Não sei que rumo tomar. Devo me afastar ou devo continuar nessa luta?
Resposta: Prezada, lamentamos a desarmonia conjugal que se instalou no seu lar. Manter esse relacionamento ou interrompê-lo é uma decisão difícil, reconhecemos. Por isso requer análise meticulosa dos prós e dos contras, com calma e boa assistência astral alcançada pelo correto cumprimento da disciplina racionalista cristã.
O livro intitulado Racionalismo Cristão, em sua 46ª edição, é um excelente balizador da disciplina acima proposta, principalmente no capítulo 15 (Família e educação de filhos).
É necessário que haja conversas constantes entre o casal, no firme propósito de buscar a harmonia no lar e o desenvolvimento dos atributos da paciência e da resiliência, fundamentais para uma jornada vitoriosa neste mundo de escolaridade que é a Terra. São diálogos que devem ocorrer dentro da calma, do equilíbrio e da boa educação, sem cair na armadilha de aceitar discussões, acusações ou lembranças amargas do passado. É preciso levar a conversa para temas sadios e espiritualistas, não se exasperando se ele não aceitar os argumentos propostos, o que pode eventualmente ocorrer, se ainda não houver ambiente propício para tal. Daí a recomendação de fortalecer espiritualmente o lar com a limpeza psíquica, prática de higiene mental, uma forma de se obter equilíbrio interior e tranquilidade espiritual, recomendada pelo Racionalismo Cristão, que consiste nas irradiações, cuja finalidade é estabelecer contato com as Forças Superiores.
Também recomendamos que frequentem as reuniões públicas em uma casa racionalista cristã, onde os assistentes recebem orientações práticas e objetivas de como devem conduzir-se no dia a dia. Tais reuniões propiciam elevado bem-estar a todos os presentes, por meio da limpeza psíquica realizada durante as atividades espirituais. Para encontrar uma casa racionalista cristã, acesse o site www.raciona
lismocristao.org/pt/instituicao/casas.
Também é possível acompanhar, pela internet, as reuniões públicas a distância, conduzidas pela sede mundial do Racionalismo Cristão, às quartas-feiras, às 19h30min (horário de Brasília, Brasil), pelas redes sociais.
Cabe-nos apenas orientar, porque a decisão final é sua, em obediência à faculdade espiritual do livre-arbítrio.