Questione, mexa com o raciocínio, é isso que o RC quer das pessoas

Eu gostaria de saber qual a explicação de vocês para o sofrimento. É aquela de que nascemos brutos e vamos lapidando-nos, porque Deus preferiu ver-nos sofrendo essa lapidação por bilhões de anos ao invés de nos fazer perfeitos? Ou é a da queda, do tipo que desobedecemos a Deus quando ele nos proibiu de comer uma fruta, e ao comê-la merecemos bilhões de anos de sofrimentos? Desculpem a provocação, mas é útil para deixar clara a indignação diante de respostas curtas, prontas, e vazias.

Resposta: Prezado, ao questionar você está fazendo justamente o que o Racionalismo Cristão procura estimular as pessoas a fazerem: raciocinar. E esse atributo do ser humano, como espírito, só é desenvolvido por meio do esforço e do estudo em múltiplas existências.

Esta filosofia espiritualista nos leva a meditar sobre a lei maior do Universo: a evolução. Mas para que esse processo evolutivo se processe, são necessários dois elementos: Força e Matéria. Em todo o Universo, iremos constatar a atuação da Força sobre a matéria, desde a matéria fluídica e a mais ínfima partícula atômica, até a formação mais complexa que conhecemos: o ser humano.

Atrás dessa contínua evolução através dos domínios da natureza, constatamos a atuação de um Princípio Inteligente, que alguns denominam Deus, idealizando uma figura humana distribuindo castigos e perdões. Na realidade, somos uma emanação desse Princípio Inteligente, dessa Inteligência Universal, que nada possui de material.

Como espíritos que somos, somos também uma Força imaterial, comandando uma matéria organizada; possuímos, portanto, todos os atributos inerentes ao Todo, mas, de forma latente, a serem desenvolvidos em uma infinidade de existências em corpo humano.

Entre os principais atributos espirituais a serem desenvolvidos, podemos citar a inteligência, o raciocínio, a vontade e o domínio próprio, entre outros.

Esse Princípio Inteligente rege o Universo através de leis evolutivas como a lei de causa e efeito, a lei da atração e a lei de múltiplas existências.

A cada existência física nos subordinamos a essas leis evolutivas, principalmente à lei de atração, vinculada aos nossos pensamentos.

Os pensamentos exercem força atrativa tanto para o bem quanto para o mal. Para o bem, quando vibrados no sentido da prática de boas ações, exercendo, assim, atração de forças benéficas favoráveis ao nosso crescimento espiritual; mas, quando direcionados no sentido do mal, promovem a atração de forças maléficas que podem conduzir a pessoa a desequilíbrio psíquico e consequente sofrimento.

O livro essencial desta filosofia espiritualista, intitulado Racionalismo Cristão, em sua 45ª edição, assim se manifeta quanto ao sofrimento:

“É a violação das leis evolutivas – dentre as quais se destacam a lei das reencarnações, a lei de causa e efeito e a lei da atração – o motivo frequente de perturbações e desequilíbrios que, alterando o ritmo natural da vida, acarretam sofrimentos para as pessoas.”

“A evolução do espírito em corpo humano requer tempo, trabalho, superação de obstáculos e desprendimento. Normalmente, a desencarnação deverá ocorrer na velhice. Mas para que isso aconteça é preciso que a pessoa cuide da saúde física e psíquica.“

Tudo que aqui foi dito de forma resumida e muitos outros ensinamentos importantes estão contidos nesse livro.