Raciocinar com acerto é uma recomendação do Racionalismo Cristão. O que isso significa? Comecemos examinando primeiro o que seja raciocinar e tecendo algumas considerações.
Raciocinar é uma faculdade que todos os espíritos têm, estejam eles animando um corpo físico ou não. Portanto, enganam-se aqueles que julgam ser uma atividade do cérebro.
“Por que o espírito tem disponível essa faculdade?”, você poderia perguntar com curiosidade ou com desejo de conhecê-la melhor. E respondemos: o espírito tem essa faculdade para utilizá-la com várias finalidades e em várias ocasiões. E o faz com muita frequência. Muitas vezes nem notamos que estamos raciocinando quando tomamos decisões. “Poderia me dar um exemplo?” você poderia nos pedir. Vamos lá.
Quando nos servem um prato de sopa, usamos uma colher para tomá-la. Essa escolha é o resultado de um raciocínio simples e imperceptível, como o que segue. Sopa se toma com colher; isto é uma sopa, portanto vou usar uma colher. Fizemos um raciocínio correto que nos permitiu tomar a decisão certa. Este é um exemplo simples de como raciocinar com acerto. Convidamos você a identificar outros exemplos de uso da razão, às vezes inconsciente, em seu dia-a-dia.
Para raciocinar, o espírito faz uso de sua inteligência com o propósito de aprender, de tomar decisão ou emitir juízo.
Para que mais podemos usar o raciocínio? Podemos usá-lo também para corrigir nossos erros e mudar de opinião, se necessário. É em momentos como este que damos passos à frente e valiosos em nossa jornada evolutiva.
“Muito bem, mas ainda não explicou o que significa raciocinar com acerto”, você pode observar. Vamos lá.
Quando raciocinamos, tomamos por base algumas afirmações. No exemplo acima, temos duas afirmações: estas podem ser verdadeiras ou falsas, Se verdadeiras, nossa conclusão também será verdadeira (como no exemplo). Se forem falsas, podemos estar nos iludindo, como no exemplo seguinte: “Os santos podem resolver meus problemas. Para conseguir essa ajuda preciso rezar ou acender velas a eles. Portanto, vou rezar”.
Raciocinar com acerto é fazê-lo sobre bases seguras, e não em convenções, superstições, crenças ou preconceitos. No exemplo da sopa, as afirmações em que o raciocínio foi baseado são “Sopa se toma com colher”, “Isto é uma sopa”. A conclusão foi o resultado de um raciocínio com acerto.
“Poderia dar outro exemplo de raciocínio com acerto?”; Vamos lá. A prática da limpeza psíquica traz benefícios para a saúde física e o equilíbrio psíquico. Essa prática é gerenciada pelo Astral Superior. Vamos, então, praticá-la com confiança.
Tem êxito quem raciocina com acerto. Para conseguir isso é necessário ter conhecimento das leis evolutivas. Para ter esse conhecimento basta estudar os ensinamentos do Racionalismo Cristão. Vamos estudar?